Giruá recebe Prêmio Gestor Público pelo sexto ano consecutivo

O município destacou-se pelo recebimento de quatro certificações para três Projetos locais: Agentes de Educação e Cidadania, Férias em Movimento e GAP

Prêmio Gestor Público 2014, que reuniu centenas de pessoas para sua solenidade de premiação na noite de terça-feira, 11 de novembro, no Tetro Dante Barone da Assembleia Legislativa, contemplou mais uma vez programas desenvolvidos em Giruá. O prêmio é uma iniciativa dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual, representados pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec, está em sua 13ª edição e laureou,  pelo 6º  ano consecutivo, o Governo Municipal.

A homenagem tem como objetivo reconhecer publicamente ações governamentais dos municípios gaúchos que sejam inovadoras, apresentem resultados positivos e sejam resolutivas das demandas sociais locais. Para o Presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani de Souza, os projetos apresentados estão com níveis técnicos cada vez mais altos, o que evidencia uma crescente qualificação da gestão pública brasileira a serviço da população. Celso defendeu ainda que essa certificação conquistada com mérito pelas equipes municipais ratificam a mensagem de que a Administração Pública séria existe e tem futuro.

Já o Presidente da Afisvec, Altemir Feltrin da Silva, em seu pronunciamento, destacou a trajetória de sucesso do Prêmio Gestor Público, convidando todos a pesquisarem a lista de temas abordados em edições anteriores que denotam a larga abrangência das iniciativas municipais.

Com o tema principal “Soluções de Mobilidade Urbana e Rural: Caminhos para o Desenvolvimento”, concorreram às premiações 151 projetos de 86 municípios gaúchos, dos quais cerca de 50 foram agraciados. Giruá obteve grande destaque por receber quatro gratificações na noite, chamando atenção dos presentes para sua diversidade de bons projetos.

O município recebeu certificado de reconhecimento público pelos Programas “Agentes de Educação e Cidadania” e “Férias em Movimento”. O primeiro disponibiliza professores para darem aulas individuais nas casas de alunos da Rede Municipal de Ensino que apresentem dificuldades. O segundo atende também as crianças das escolas municipais no período das férias, com atividades lúdicas, pedagógicas, esportivas e de recreação.

A terceira gratificação conquistada pelo município foi na categoria Menção Honrosa, que abarca os projetos que foram premiados com o Troféu Prêmio Gestor Público em edições anteriores e continuados em níveis iguais ou superiores aos apresentadas inicialmente. Nessa categoria, Giruá foi contemplado com o "Grupo de Apoio Psicossocial (GAP) à Criança e ao Adolescente", projeto desenvolvido pela Secretaria de Promoção Humana que já recebeu o Troféu 35 anos FAMURS, no Prêmio Gestor Público 2011, e Menção Honrosa nas cerimônias de 2012 e 2013.

Além da menção honrosa, o GAP está entre os escolhidos para o livro “Boas Ideias Mudando Vidas” lançado em homenagem a história do Prêmio Gestor Público. A publicação apresenta os doze melhores projetos vencedores do PGP que continuam sendo executados atualmente e apresentaram evolução, reunindo materiais desde o ano de 2002. O livro contém 228 páginas com histórias, relatos, fotografias e resultados alcançados por essas iniciativas municipais.

O Prefeito Fabiam Thomas orgulha-se em explicar que Giruá é diferente de outros municípios que focam em apresentar um grande projeto, já que sempre inscreve vários e, na maioria das edições, todos são premiados. Afirmou ainda que trabalhar em vários projetos é mais complicado, mas o resultado para a comunidade é maior, o que compensa o esforço. “Ter essa chancela de três ações nossas agraciadas, sendo nesse ano o município que mais recebeu prêmios, nos coloca em posição de destaque. Na verdade, conversando com colegas Prefeitos, percebemos que Giruá já é uma referência dentro do Prêmio Gestor Público, pois, desde 2009, recebe mais de um prêmio por ano”, expôs o Prefeito.

Fabiam concluiu declarando que a participação nesse concurso incentiva o aprimoramento dos Programas: “graças a essa celebração, nossos projetos melhoraram muito nos últimos cinco anos, quando começaram a ser inscritos no PGP para passar pela avaliação de tudo que há de mais técnico no setor público gaúcho.”.

O presidente da Ajuris, Eugênio Couto Terra, falando em nome dos participantes da Comissão Julgadora e dirigindo-se aos prefeitos presentes no evento, afirmou: “o Prêmio Gestor Público é uma verdadeira certificação dos trabalhos dos senhores e avaliza não só os Projetos inscritos mas sua Gestão como um todo.”

A certificação estadual motiva as equipes de trabalho e, além do reconhecimento público, gera novas oportunidades para o município, proporcionando o intercâmbio de ideias entre todos os programas apresentados a cada edição. A Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, a Secretária Interina de Promoção Humana Silvane Figueiredo e a Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert acompanharam a cerimônia em nome da comunidade giruaense.