Governo Municipal firma acordo com RGE

Benefícios serão recebidos pelo município que agora não está mais inadimplente com a concessionária

Em 2013, o Governo Municipal começou a estabelecer um novo acordo com a RGE pois o município possuía uma dívida com a distribuidora de energia e esta situação precisava ser regularizada. O acordo anterior havia sido firmado em 2007, contudo, a correção monetária e os juros acabaram por torná-la impagável. Para exemplificar, o débito era de aproximadamente 4 milhões, em 2103, o município havia pago cerca de 3 milhões e ainda estava com um débito de 4 milhões, o que representaria um aumento em 100% do valor inicial.

Este novo acordo de 2013 representou uma economia de mais de 500 mil reais para o Executivo e reverteu também a situação de inadimplência perante a RGE em que Giruá se encontrava. Estando inadimplente, o município não tinha acesso aos programas que a concessionária lança, como os de eficiência energética.

Esse Programa de Eficiência Elétrica da RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, entre outros atos.

Na última quinta-feira, no Gabinete do Prefeito Fabiam Thomas, foi estipulado o primeiro acordo com a RGE nesse sentido. Após pedidos do município, uma comissão representante da concessionária veio anunciar investimentos. São eles: disponibilização de 3 subestações novas de energia para a ExpoGiruá, montadas até 31 de agosto; doação de 20 novos postes para a rede do Parque de Exposições; doação de 60 aquecedores solares residenciais que já estão sendo instalados junto aos bairros; doação de conjunto com quatro lâmpadas econômicas a todas as famílias de baixa renda cadastradas em Giruá, até o momento, aproximadamente 1.200 famílias e também a prestação de serviços de poda de árvores nos bairros.

Amanhã, dia 29, concomitantemente a Descentralização de Governo, os trabalhos de poda estarão concentrados no bairro Santa Rita e no Rincão dos Coimbra (Escola Sadi Mamedes Pilau, Warpol e Celena Alimentos).