EXECUTIVO DEBATE O ASFALTAMENTO GIRUÁ-SENADOR SALGADO FILHO

Reunião da comissão de monitoramento da obra contou com a participação da comunidade

Atendendo a convite dos Prefeitos Fabiam Thomas, de Giruá, e Norton Matter, de Senador Salgado Filho, várias lideranças dos dois municípios participaram de importante reunião junto a Câmara Municipal de Vereadores de Senador Salgado Filho, no dia 09 de junho. Juntamente com os Vice-Prefeitos Elton Mentges e Marcelo Martinelli, e dos Presidentes das Câmaras, Andrei dos Santos e Eliane Veiga de Oliveira, que lideram a comissão de monitoramento das obras de pavimentação da VRS-867. Os trabalhos foram secretariados por Alexandre Gaklik, e a empresa que realiza a obra, Conterra, teve participação destacada n encontro. Registram a presença o ex-Prefeito Sedir Wastowski, Vereadores dos dois municípios, Associação Comercial de Giruá, imprensa, empresários, Emater, Sindicatos, Secretários e servidores municipais.

A Comissão de monitoramento da obra realiza reuniões de trabalho quinzenais, e recentemente esteve acompanhando pessoalmente os trabalhos de construção de uma pedreira, em Cerro Largo, que garantirá o abastecimento para a obra de asfaltamento Giruá-Senador Salgado Filho. Havia chegado ao conhecimento da comissão a informação de que a empresa havia abandonado a obra, com a retirada de máquinas e funcionários, mas, na verdade, como constatado pela comissão, os funcionários e os maquinários foram todos deslocados a Cerro Largo para agilizar as obras de construção da pedreira, nos moldes determinados pela FEPAM. E para nivelar estas informações com as comunidades, foi designada a audiência pública.

Os Prefeitos Fabiam Thomas e Norton Matter abriram os trabalhos, conclamando os presentes a auxiliar a comissão nos trabalhos de monitoramento da obra, mas, fundamentalmente, para evitar a boataria e a precipitação no que diz respeito a divulgação de fatos e situações inverídicas, pois é equivocada a formação de movimentos negativistas neste estágio do processo. A Comissão esclareceu que todas as informações, positivas ou negativas, serão repassadas de forma oficial e em tempo real às comunidades, e sempre serão precedidas da confirmação da mesma perante a empresa, o DAER, ou quaisquer outros órgãos que possam esclarecer as eventuais dúvidas. "Hoje, a obra está tramitando normalmente e de acordo com o projeto; após a fase de análise de solo, demarcação, e outros trabalhos preliminares, é chegado o momento da regularização e ativação da pedreira, exatamente como está ocorrendo. Estaremos monitorando todos os passos da empresa e do DAER, pois este é ao mesmo tempo um direito e um dever nosso, enquanto chefes do Poder Executivo, mas é correto afirmar que neste momento a obra se encontra dentro do cronograma normal do DAER".

O Engenheiro Felipe, da Conterra, afirmou o mesmo. São intensos e complexos os trabalhos de construção e ativação de uma pedreira de considerável porte, e a empresa prevê a finalização deste trabalho até o dia 30 de julho, já considerando o atendimento a todas as condicionantes exigidas pela FEPAM, na licença de instalação emitida. Após esta fase, as máquinas retornam ao trecho para trabalhar na preparação do solo e a pavimentação propriamente dita. Ainda, afirmou que existe a possibilidade de iniciarem os serviços de drenagem do trecho nos próximos dias, dependendo das condições climáticas, o que serviria para adiantar etapas futuras.

Os trabalhos da Comissão seguem normalmente, com reuniões periódicas de acompanhamento da obra. Para o final de julho já está pactuada uma nova audiência pública, em Giruá, para atualizar as informações às comunidades.