Conselho do Fundo de Segurança Pública autoriza recursos para a Polícia Civ

O FUMSEP foi criado por lei municipal, e delibera, dentre outras coisas, sobre ações e aplicações de recursos na área da segurança pública.


Conselho do Fundo de Segurança Pública autoriza recursos para a Polícia Civil e Brigada Militar

 

Na manhã do dia 29 de dezembro, no Gabinete do Prefeito, foi realizada reunião extraordinária do conselho gestor do Fundo Municipal de Segurança Pública,  o FUMSEP. Participaram do encontro, além do Prefeito, Fabiam Thomas, a Delegada de Polícia, Josiane Froelich, o comandante da Brigada Militar, Sargento Vagner Aires Flores, a Presidente da ACIGI, Estela Giovelli, o Presidente do CONSEP, Roberto André Lira e o Secretário de Gestão Financeira e Suprimentos, Fernando Prestes. 

 

O FUMSEP foi criado por lei municipal, e delibera, dentre outras coisas, sobre ações e aplicações de recursos na área da segurança pública. A coordenação está a cargo do Prefeito Municipal, com fiscalização e monitoramento do Ministério Público. Há cerca de dois anos, a Prefeitura Municipal integralizou depósito no valor de R$ 50.000,00, o qual, com os rendimentos, hoje conta com cerca de R$ 4.500,00 a mais. 

 

A Delegada Josiane e o Sargento Vagner encaminharam dois importantes pleitos ao Conselho. O primeiro, já possui caráter prioritário dentre as instituições e perante a comunidade, que é a reforma na Delegacia de Polícia. O outro, apresentado pelo Sargento Vagner, diz respeito a aquisição de uma viatura? para a Brigada Militar. Ambos os pleitos foram aprovados pelo Conselho, inclusive sendo deliberado a imediata transferência dos valores depositados no Fundo para o Consep, autorizando este, mediante convênio, a custear as obras de reforma na DP. 

Foi cogitada, pelo Prefeito Municipal,  condicionada a existência de lastro financeiro após os últimos dias de verificação contábil, a transferência de valores suplementares ao FUMSEP, em razão de que mesmo com o apoio das entidades, do próprio Fundo, do Poder Judiciário, Consep e Conselho da Comunidade, os valores captados ainda não cobrem integralmente as necessidades para a reforma da Delegacia. 

 
Os encontros do FUMSEP devem ser retomados no próximo ano, já com alguns membros recompostos em razão do encerramento da gestão administrativa no âmbito do Executivo Municipal.