ALCENO KOGLER É CIDADÃO HONORÁRIO DE GIRUÁ

A Lei Municipal 6418/2016 outorgou, ao cidadão Alceno Augusto Kogler, em razão dos relevantes serviços prestados ao Município e a comunidade.


ALCENO KOGLER É CIDADÃO HONORÁRIO DE GIRUÁ 

 

  Sancionada em 14 de dezembro pelo Prefeito, Angelo Fabiam Duarte Thomas, a Lei Municipal 6418/2016 outorgou, ao cidadão Alceno Augusto Kogler, em razão dos relevantes serviços prestados ao Município e a comunidade, o título de cidadão honorário de Giruá. A proposta partiu do Legislativo, da iniciativa dos Vereadores, Marelise Weschenfelder e Cláudio Flávio Weschenfelder, o qual preside a Câmara Municipal, recebendo aprovação unânime dos demais Edis. 

 

   A sessão solene de entrega da honraria foi realizada no dia 19 de dezembro, marcada pela emoção e recordações das muitas vivências do homenageado em nosso Município. Alceno foi representado pelo filho Clóvis, nora e neta, pois realizava exames e procedimentos médicos na Capital do Estado. Em seu pronunciamento, o prefeito, Fabiam destacou a pertinência e a grandeza da homenagem concedida, parabenizando a iniciativa do Legislativo. De forma especial, em nome do Poder Executivo, prestou justa homenagem ao cidadão honorário Alceno Augusto Kogler, destacando ser uma honrosa a oportunidade de conhecer melhor, através do resgate da biografia e dos testemunhos proferidos, tão especial membro de nossa comunidade. 

 

   Emocionado, o filho Clóvis Kogler agradeceu a homenagem recebida em nome de toda a família, e, em especial, do Sr. Alceno. 

 

Abaixo, a biografia do cidadão honorário de Giruá:

 

   Filho de Balduíno Kogler e Martha Elvira Kogler, nasceu em 01 de agosto de 1927 no interior do atual município de Augusto Pestana, cursou as séries iniciais na escola da localidade. Após, concluiu sua formação em Ijuí, onde se formou Técnico em Contabilidade. Trabalhava na própria escola para pagar seus estudos. Conheceu, ainda em Ijuí, a Srª Hedy Maier, que viria a ser sua esposa por 66 anos, dessa união nasceram quatro filhos: Lígia, Liane, Clóvis Alceno e Lizete.

 

   Em 1949, após formado, surge a oportunidade de trabalhar em Giruá, no escritório de Contabilidade do Sr. Bruno Holderbgaum. Depois de alguns anos, passa a ser proprietário do escritório, que incorpora em suas atividades uma filial do então SULBANCO. Em paralelo às atividades burocráticas do escritório, começa uma espécie de retorno às suas origens, ou seja, o contato com a terra e os animais, tornando-se então agropecuarista com propriedade localizada no Rincão dos Victor.

 

   Na cidade que escolheu para viver e constituir família, logo se integra a sociedade, participando com entusiasmo de várias atividades, tais como:

 

-Fez parte da Comissão de Emancipação do Município, ocupando cargo de Secretário;

 

-Trabalhou ativamente pela criação da Escola Rui Barbosa;

 

-Foi Secretário da Sociedade Hospitalar giruaense, entidade que antecedeu a instalação do Hospital São José;

 

-Membro fundador do Lions Clube de Giruá;

 

-Grande incentivador do esporte, além de ser presidente do Esporte Clube Aymoré em diversas oportunidades, foi doador da área onde situa-se o campo do Aymoré. Por sua dedicação ao esporte giruaense o Estádio do Clube recebeu o seu nome “Alceno Kogler”;

 

- Participou das atividades do Clube Aliança, com frequência ocupando cargos na diretoria;

 

-Participou ativamente da Comunidade Evangélica da Paz, onde foi Secretário e Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil;

 

-Desenvolveu atividade sindical, como Secretário do Sindicato Rural de Giruá.