Câmara entrega proposições da I Sessão Plenária da Mulher

Entre os documentos apresentados, destaca-se a solicitação para criação da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM)


Integrantes da Sessão Plenária da Mulher são recebidas pelo Prefeito Municipal

 

Na segunda-feira(02), o Prefeito Municipal Fabiam Thomas, acompanhado pelo Vice-Prefeito Elton Mentges e Secretários Municipais, realizou audiência com as giruaenses integrantes da 1ª Sessão Plenária da Mulher, na presença da Presidente do Legislativo local, Vereadora Marelise Roceli Weschenfelder, que articulou o encontro e promoveu a interlocução do projeto com o Poder Executivo. A presença da equipe de governo é uma pública manifestação de respeito e homenagem a iniciativa do Legislativo e ao primor do trabalho produzido pelas mulheres giruaenses que exemplarmente participaram da Sessão Plenária da Mulher, e que escolheram, para representar o grupo como Presidente da Sessão, a Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert.

Entre os documentos apresentados, destaca-se a solicitação para criação da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), visando formação e educação política em direitos humanos e cidadania, incorporando o gênero nas políticas públicas e promovendo inclusão social da mulher.

Também foi sugerida a criação do Programa Pró-meninas, para adolescentes que vivem nas ruas ou em situação de abuso; a Casa de Acolhimento, em parceria com a MP, a Brigada Militar e Polícia Civil, para garantir segurança imediata a mulheres que precisem se afastar da sua residência; o Grupo de Apoio Psicossocial a mulheres giruaenes e a criação de um grupo de apoio quinzenal a mulheres portadoras de câncer.

Na oportunidade, foi entregue o Projeto de Lei que altera a denominação da Avenida Castelo Branco, para Avenida Amélia Barbosa da Silva, em homenagem a primeira mulher a ocupar cadeira no Poder Legislativo do município, como vereadora. Na justificativa, é explicado que Castelo Branco foi um dos chefes da conspiração que acabou com a democracia no Brasil, em 1964. “Qualquer cidade que valorize o livre exercício da democracia pela sua população precisa apagar de sua história qualquer referência à ditadura.” 

Um novo encontro será realizado para que as 'vereadoras' recebam do Poder Executivo as respectivas respostas a todas as matérias encaminhadas, independentemente da viabilidade, no curto prazo, de atendimento. “Será uma seqüência a este trabalho, o qual é tratado por nós como de idêntica importância ao que é realizado pelos vereadores giruaenses, pois se trata de iniciativa promovida pela mesma Casa”, ressalta o Prefeito Fabiam. 

Abaixo, a relação das mulheres que participaram do projeto:

  • Vereadora Ângela de Cassia Weschenfelder
  • Vereadora Cleci de Lima
  • Vereadora Fátima Anise Rodrigues Ehlert
  • Vereadora Nairana Marczewski de Melo Macht
  • Vereadora Rosângela Nunes Bauer Cordeiro
  • Vereadora Sandra Maria de Medeiros Ceretta
  • Vereadora Sara Berenice Vieira Grassel
  • Vereadora Simone Aparecida Braga Kogler
  • Vereadora Sonia Schultz Freitag
  • Vereadora Elaine Merkel