SOU TEU, GIRUÁ: a grande vencedora do 2º Canto de Amor a Giruá

SOU TEU, GIRUÁ: a grande vencedora do

2º Canto de Amor a Giruá

Com a participação de um grande público, Giruá viveu e celebrou sua história durante as três noites do Canto de Amor a Giruá. Poetas, escritores, compositores e intérpretes do Sul do Brasil, cantaram nossa história, fatos, causos, riquezas, sonhos, usos e costumes, nas noites de 10 a 12 de março, em meio a 10ª Festa Internacional do Butiá. O evento, criado e organizado pelo Governo Municipal, já na segunda edição, assegurou espaço dentre os maiores festivais do Rio Grande do Sul.

Ao todo, 27 músicas foram defendidas no palco, após o período de inscrições e de triagens por parte da Comissão Organizadora. Divididas em duas eliminatórias, as seguintes obras, todas versando sobre Giruá, foram apresentadas ao público presente:

• Giruá dos meus encantos
  • Portal das Missões
  • Saudoso retorno pra Giruá
  • Onde a vida tem sentido
  • Com os temperos do butiá
  • Um lugar para voltar
  • Um canto a Sociedade Hípica Giruaense
  • Pelas artérias dos trilhos
  • Alma e consciência
  • Sou teu – Giruá
  • Fruto nativo missioneiro
  • Portal missioneiro
  • Passo da Pedra
  • Uma reza para Artur Arão
  • Melhor lugar não há
  • Giruá – pousa sobre a coxilha
  • Tigre Corrêa
  • Aos valentes de Giruá
  • Meu Chão
  • Butiazeiro
  • Botando de apá
  • Romance em Giruá
  • Me deixe aqui
  • Cacho de ouro
  • De cair os butiás do bolso
  • Relinchos de tropa
  • Com a paz dos ancestrais
  • No portal do meu semblante.

A noite de sábado foi reservada para a grande final, reunindo as 16 melhores obras. A comissão julgadora, que foi elogiada pelos artistas e aplaudida pelo público presente, admitiu e registrou o altíssimo nível técnico das composições defendidas no palco, da performance dos músicos, e da associação das mesmas ao tema proposto no Festival. Sidi Biriva, Cleiton Emmel, Toniel Fragoso, Emerson Gottardo e Maurício Anchieta, foram os julgadores desta edição do Canto de Amor a Giruá.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal Angelo Fabiam Duarte Thomas destacou que a realização deste festival superou as expectativas, atingiu o objetivo e demonstra o investimento do Governo Municipal na cultura, pois acredita que através do acesso da população a eventos como este se resgata a própria história local, e valoriza todos os que a construíram e deixa um legado cultural para as futuras gerações. Também destacou o trabalho realizado pela coordenadora geral da 10ª Festa do Butiá, Fátima Ehlert, e pelo coordenador do Canto de Amor a Giruá, Wilson Roque Bonfanti, que superou as expectativas. Agradeceu os jurados por disporem do seu tempo e do seu conhecimento para a árdua tarefa de escolher os classificados. Enfim, Giruá está de parabéns por acreditar que é possível realizar ações que valorizem a cultura do nosso município e que nos irmane ainda mais com as comunidades vizinhas. Nosso maior patrimônio é a nossa história, o nosso povo hospitaleiro e as imensas riquezas naturais que precisam ser preservadas.

E coube a obra:

Sou teu - Giruá, de Rômulo Chaves e Zulmar Benitez, que emocionou o público presente, o troféu de campeã do 2º Canto de Amor a Giruá. Multipremiado em festivais gaúchos e brasileiros, Chaves valorizou ainda mais a qualidade da competição culturalA música mais popular foi Um canto a Sociedade Hípica Giruaense - defendida no palco por Gilmar Martinelli e ovacionada pelo público presente. A poetisa giruaense Cecília Maicá escreveu Alma e Consciência, a qual conquistou o 2º lugar e o melhor arranjo do 2º Canto de Amor a Giruá. Confira abaixo a relação completa das vencedoras, e as músicas que estarão no CD e DVD, que foi gravado ao vivo para fins de registro histórico e cultural:

• 1º Lugar: Sou teu, Giruá – ( com letra de Romulo Chaves, melodia de Zulmar Benites e a interpretação de Cristiano Fantinel e grupo).

• 2º Lugar: Alma e Consciência – (letra da poetisa giruaense Cecília Maicá, melodia e arranjos de Marcos Alves, com a interpretação de Ruggiero Saciloto, levando também a premiação de Melhor Arranjo).

• 3º lugar: Onde a vida tem sentido – (com letra de Dilamar Costenaro com melodia de Zulmar Benites e a interpretação do Trio Peregrinos formado por Jaerson Martins, Xuxu Nunes e Dionathan Farias).

• Melhor Instrumentista: Halber Lopes
  • Melhor Intérprete: Felipe Prates pela interpretação de Uma reza pra Artur Arão.
  • Música Mais Popular: Um Canto a Sociedade Hípica Giruaense - que teve a interpretação de Gilmar Martinelli.
  • Melhor Letra: Pelas Artérias dos Trilhos do giruaense radicado no município de Rio Negro/PR – Jusemar dos Anjos.
  • Melhor Melodia: Zulmar Benites com a música Sou teu, Giruá.

Músicas que farão parte do CD E DVD do 2º Canto de Amor a Giruá:

• FRUTO NATIVO MISSIONEIRO – RODRIGO BAUER – SÃO BORJA/RS.
  • ME DEIXE AQUI – HUGO EDGAR PIRES PRESTES – SANTO ANGELO/RS
  • UM LUGAR PARA VOLTAR – OLAVO LORETO – PORTO ALEGRE/RS
  • UM CANTO A SOCIEDADE HÍPICA GIRUAENSE – EDISON LUIS DE PAULA E JOÃO BARROS – SANTA ROSA/RS
  • ALMA E CONSCIÊNCIA – CECÍLIA MAICÁ – GIRUÁ/RS