10ª Festa Internacional do Butiá evidenciou o potencial histórico e cultura

A 10ª edição da Festa Internacional do Butiá, organizada pelo Governo Municipal, superou as expectativas e reuniu 30 mil pessoas nos quatro dias


10ª Festa Internacional do Butiá evidenciou o potencial histórico e cultural de Giruá

 

A 10ª edição da Festa Internacional do Butiá, organizada pelo Governo Municipal, superou as expectativas e reuniu 30 mil pessoas nos quatro dias do evento, com grande participação de outros municípios no final de semana. O Parque de Exposições Olmiro Callai novamente se tornou uma vitrine dos maiores expoentes do nosso artesanato, culinária, arte, cultura e proporcionou um inigualável intercâmbio de saberes. A essência da festa é a demonstração, exposição de preparo de produtos e obras a partir do butiá, desde peças do vestuário, mobília, decoração, pratos, bebidas, iguarias, poemas e músicas, cultuando as tradições locais, resgatando a história e reforçando tais laços entre a comunidade e desta para com giruaenses que aqui retornam e com o público que reside em outras localidades.

A Festa do Butiá recebeu apoio financeiro e institucional da Câmara Municipal de Vereadores, e colaboração do Nucleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Giruá, CTG Querência Crioula e Piquete Nativista Giruá, que gentilmente cedeu suas dependências para as palestras e oficinas temáticas. 

 

AUTORIDADES PRESENTES

A abertura oficial foi de singular prestígio, e contou com a presença de autoridades que vieram prestigiar este evento essencialmente giruaense, comprovando a dimensão internacional que o mesmo alcançou. Conduzidas ao palco pelo Prefeito Municipal, Angelo Fabiam Duarte Thomas, e pela Primeira-Dama, Carolina Konzen Thomas, Foram presenças destacadas o representante da Presidência da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Eduardo Loureiro, o Deputado Federal Bohn Gass, Secretário Nacional de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Guedes, Superintendente do IBAMA, Sr. Clairton Manica, chefe adjunto da EMBRAPA, Sr João Carlos Gomes, dos visitantes de outros municípios e países, representados pela  Sra Edila Ferreira - Vice Presidenta da Biblioteca Popular Ubajay, da Argentina, vice-Presidente da Associação do Grande Santa Rosa, Prefeito Norton Matter, prefeitos Sérgio Birck (Caibaté), Junaro Figueiredo (São Luiz Gonzaga) e Ademir Gonzatto (Dezesseis de Novembro), Vereador Cláudio Flávio Weschenfelder, Delegada de Polícia Josiane Froelich, Comandante da Brigada Militar local, Sgt Vagner Aires Flores, e demais autoridades e lideranças. A coordenadora geral da Festa do Butiá, que também preside a 13ª ExpoGiruá, Secretária Municipal Fátima Ehlert, acompanhou as soberanas da ExpoGiruá ao palco para a sua saudação e convite para o evento, que será realizado em maio, também no Parque de Exposições Olmiro Callai. 

 

EXPOSITORES VISITANTES

Uma das grandes inovações foi a presença de expositores visitantes, que vieram de longe mostrar e compartilhar a sua arte, cultura, experiências, técnicas e pesquisas. A Festa do Butiá  reúne participantes giruaenses, mas a cada ediçãDestacamos a presença de Pelotas, por parte do Sr Ubirajara Martins e sua esposa Tânia, proprietários da Quinta Martins, que há 40 anos atua junto ao setor de produção de doces, conservas, sucos, néctares e geleias de qualidade “premium”, feitos a partir de frutas nativas e exóticas. A grande novidade da Quinta Martins foi o óleo da amêndoa do butiá prensado a frio. Fundamentalmente o óleo até o momento é usado na cosmética como hidratante e na gastronomia, emprestando aroma e sabor aos pratos mais refinados. Santa Vitória do Palmar foi representada por duas artesãs, Marizete Borges e Heloisa de Leon, que trabalham com a fruta, a palha da folha e a fibra da fruta do butiazeiro. As artesãs mostraram através da arte muitas outras possibilidades, diferentes formas de ver e trabalhar com o tema butiá. A gentileza, a atenção e a disponibilidade marcaram a participação dos expositores especialmente convidados.

Representando o Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP, de Passo Fundo, participaram Lídia da Rocha Figueiró e Alvir Longhi, projetando a ação institucional ‘’Encontro de Sabores’’. O CETAP é uma ONG de valorização dos produtos nativos, onde o principal objetivo é a promoção da agroecologia e para isso desenvolve um trabalho em várias regiões do estado motivando, organizando e executando a extração da polpa das frutas nativas tais como o pinhão, a jabuticaba, a guavirova, o araçá, o açaí, a amora, o butiá, o guamirim e a uvaia, formando assim uma '' Cadeia Solidária das Frutas Nativas do RS''. Hoje já fazem parte desse grupo mais de 150 famílias das diversas regiões do estado, processando e comercializando frutas com a marca ''Encontro de Sabores''. Com certeza fizeram os visitantes e expositores locais terem um olhar diferente para as frutas nativas da nossa região, lançando boas sementes para uma adesão cada vez maior a esta valorização das culturas locais de subsistência.

 

Tapes, cidade com o maior butiazal do RS e do Brasil veio com um ônibus de 40 pessoas, entre agricultores, artesãos e pesquisadores para conhecer um pouco de como Giruá trabalha o butiá e o butiazeiro integrado na cultura local. A integração com os expositores giruaenses foi perfeita, e já inspira uma visita técnica dos locais até o município de Tapes. 

A Fundação Zoobotânica também esteve presente na festa onde recolheu material no Vale dos Butiazais, para estudo morfológico da espécie yatay, que é predominante em Giruá.

 

 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE e IBAMA

O Ministério do Meio Ambiente se fez representar pelo Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Carlos Mário Guedes de Guedes, e além da participação na abertura oficial e visitação aos expositores, realizou visita técnica ao Vale dos Butiazais, juntamente com o Superintendente do Ibama do RS, Clairton Manica,  e com João Carlos Costa Gomes, chefe adjunto da Embrapa. A comitiva foi acompanhada por produtores rurais e lideranças locais. 

 

LANÇAMENTO DA MARCA E COLEÇÃO APOENA

Na noite de sexta-feira, foi lançada a marca e coleção APOENA, da designer de moda e estilista Maiara Andressa Bonfanti. Segundo a empreendedora, depois de muitos meses de pesquisa, projetos e trabalhos incessantes a coleção foi desenvolvida com muito carinho e respeito pela história e cultura da região, trazendo um novo conceito em acessórios de moda e sustentabilidade. É uma marca que já tinha história mesmo antes de nascer, exclusiva e artesanal, 100% brasileira, vegana e visionária. Em breve, os produtos APOENA serão disponibilizados comercialmente em Giruá e através de venda pela internet.

 

SHOWS CULTURAIS

Mais uma vez o palco da Festa do Butiá foi de muita diversidade cultural, animação, arte e momentos inesquecíveis durante os quatro dias do evento. A participação de grupos folclóricos brasileiros e da República do Paraguai encantou a todos.

 

O “Grupo Folklórico FÊNIX” realizou show de dança latino-americana e apresentou três quadros: “MISSÕES – A Saga Jesuítico Guarany “ representando o folclore Missioneiro; “Bailarin de los Montes” representando o folclore Argentino e “INKA - Hijos del Sol” representando o Folclore Peruano.

A República do Paraguai esteve presente em três dias através do “Elenco Artístico TETÃGUA KYRE'Y”, o qual realizou diversas apresentações de música, dança e teatro. O grupo divulgou o 'folklore paraguayo', através de danças tradicionais, esquetes teatrais e diversas interpretações vocais e instrumentais com harpa. O grupo realizou uma apresentação especial para as Irmãs Carmelitas, onde parte da delegação ficou hospedada.

A Cia. Circense BURZUM, com o espetáculo “Kayka”, apresentou ao público o sonho e a magia das técnicas circenses. A União das Etnias de Ijuí, que desde a 5ª edição realiza apresentações na Festa do Butiá, esteve presente com grupos folclóricos italiano e austríaco. Este, denominado “LUSTIGE TIROLER”, com seus trajes e habilidades, mostrou diversas formas de danças europeias.

O CTG Querência Crioula, marca de nosso tradicionalismo, se fez representar na manhã de domingo através da "Invernada Adulta", e encantou os participantes. Com a participação do CTG Querência Crioula, Giruá representou a cultura brasileira em meio as apresentações do folclore paraguaio, italiano e austríaco.