EMOÇÃO, HOMENAGENS E CASAMENTOS NO 61º ANIVERSÁRIO DE GIRUÁ

EMOÇÃO, HOMENAGENS E CASAMENTOS NO 61º ANIVERSÁRIO DE GIRUÁ

Giruá completou 61 anos e celebrou mais um aniversário de emancipação em meio a comunidade. O CTG Querência foi especialmente ornamentado para o evento, em razão da previsão de chuvas para a quinta-feira, 28 de janeiro. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Fabiam Thomas e a Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, o Vice-Prefeito Elton Mentges e esposa Dilene Mentges, o Deputado Estadual Eduardo Loureiro, vereadores Ernani Zagonel e Alex Sandro Gomes, Secretários Municipais Simone Kogler de Promoção Humana, Fátima Ehlert de Educação e Cultura, Milena Cereser da Rosa de Administração, Juarez João Londero de Desenvolvimento Rural, Márcio Silva, Fernando Zimermann Prestes de Gestão Financeira e Suprimentos, Ricardo Jurenick de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Padre Afonso Werle, Pastores Agnaldo Felipe da Silva e Daniel Froes da Silva , Gerente da unidade da CORSAN, Danton Remato Dias, Sr. Ageu Godoy Representando o Deputado Altemir Tortelli, Sr. Régis Kegler Presidente da ACIGI, Roger Jaekel do Portal das Missões.

Em nome dos visitantes, o Deputado Estadual Eduardo Loureiro registrou em seu pronunciamento referências positivas a Giruá e parabenizou a comunidade pela passagem da data histórica. Em sua fala, citou obras e programas que foram e que estão sendo executadas pela administração municipal, e que esta serve de modelo para a região e para o Estado do RS.

Logo após o pronunciamento do Deputado Loureiro, teve início o rito de homenagens a duas empresas giruaenses de comunicação, que completaram 35 anos de serviços prestados em favor do município: a Rádio Giruá AM, e o Jornal Folha Giruaense. Presentes, os proprietários Sr. Darci Leopoldo Uhry, ex-Prefeito Municipal, e Sr. Arno Kegler, resgataram passagens marcantes da trajetória de sucesso das empresas, complementando o histórico que foi lido pelo cerimonial. Agradeceram a homenagem prestada pelo Poder Executivo, e registraram também palavras em alusão ao aniversário do município. O Prefeito Fabiam Thomas entregou placa comemorativa aos 35 anos da Folha Giruaense, e reiterou a menção honrosa a Rádio Giruá, que já havia sido homenageada por ocasião de sessão solene realizada pelo Poder Legislativo Municipal.

Mas o 28 de janeiro foi marcado mais uma vez por uma emocionante cerimônia do já tradicional Casamento Comunitário. O ato de união civil e bênção religiosa ecumênica oficializou publicamente o vínculo de mais 8 casais giruaenses. Em um momento de muita emoção, no CTG completamente lotado, os noivos confirmaram seus votos, acompanhados por um grande público que lotou o local. O Padre Afonso, da Igreja Católica, e os Pastores Agnaldo e Daniel, das Igrejas Batista Nacional e Assembléia de Deus, proferiram emocionante benção sob as atenções do público presente e para coroar a decisão dos nubentes.

Esse momento foi organizado com muito empenho pela equipe da Secretaria Municipal de Promoção Humana que auxiliou em todos os momentos desde a busca da documentação necessária, o cerimonial do matrimônio, os momentos de formação com os noivos,  ministrados nas semanas anteriores, além dos trajes dos noivos e de todos os detalhes da impecável cerimônia.

O Prefeito Fabiam agradeceu a presença de todos, reiterou as homenagens a Rádio Giruá e a Folha Giruaense, e parabenizou os noivos pelo casamento, lembrando que em 2012 ele e a primeira-dama, acompanhados de mais 24 casais, viveram as mesmas emoções na Praça Aládio Ferreira. Sem esconder a emoção, o Prefeito Municipal agradeceu a confiança e o apoio recebido da comunidade desde 2009, e que este aniversário de 61 anos ficará marcado por ser a comemoração do último ano de seu mandato frente a Prefeitura. "Lembro das emoções vividas em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e agora em 2016, e em nome de nossa equipe só temos a agradecer por tudo o que esta comunidade contribui com seu município. Está sendo uma honra administrar Giruá e sentir o apoio e o companheirismo de pessoas de todas as idades, classes sociais, residentes nos bairros, no centro e no interior. Giruá é grande pela grandeza de sua gente. É o nosso maior patrimônio, de valor inestimável". E para finalizar, convidou a todos para cantar o "Parabéns a Giruá"

Após, o Prefeito Fabiam Thomas, acompanhado da Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, do Vice-Prefeito Elton Mentges e dos demais Secretários Municipais, cortou o bolo comemorativo dos 61 anos de Giruá. A primeira fatia foi oferecida pelo Prefeito a Primeira-Dama, em respeito a todas as famílias presentes e em sinal de agradecimento pelo companheirismo durante o período da gestão administrativa, e pelo aniversário de casamento. Todos os presentes foram convidados a partilhar os 61 metros de bolo, gesto que já é tradicional em Giruá.

O momento cultural ficou a cargo do conjunto gospel "Arcanjos do Templo", que realizou uma bela apresentação musical com mensagens e ensinamentos cristãos. Antes disso, e durante o evento, o público presente conheceu as soberanas da 13ª ExpoGiruá, eleitas na noite anterior. Julia de Moura, Tanise Fiorin e Caroline Brouwers encantaram os presentes com suas belezas e simpatias, e também parabenizaram Giruá pelos 61 anos.

O Governo Municipal agradece a todos que de alguma forma colaboraram para a realização de mais esse belo ato. Nesse sentido, o CTG Querência Crioula foi muito importante por ceder o espaço de sua sede para a realização do evento em virtude da previsão de chuva. Além do CTG, fica o agradecimento especial ao Cartório de Registro Civil, ao Tabelionato Ferraz de Campos, Juiz de Paz Ciágeres Ferraz de Campos, às Igrejas Católica, Assembléia de Deus e Batista Nacional, Jornal O Butiá, Rádio Giruá AM, ACIGI,