Contrato a ser firmado com a Corsan é apresentado

Contrato a ser firmado com a Corsan é apresentado em Audiência Pública

No dia 15 de janeiro, o Gabinete do Prefeito Municipal foi palco para um ato histórico. Após anos de negociação, foi realizada uma audiência pública que antecede a assinatura do novo contrato com a Corsan, prevista para o dia do aniversário do município.

Na ocasião, representantes da Corsan e o Prefeito Municipal Fabiam Thomas procederam a apresentação de um quadro resumido explicativo dos itens garantidos ao município de Giruá, no novo contrato de programa a ser firmado com a empresa. Um dos pontos mais importantes é garantia de que 100% das economias hoje abastecidas com água no município, até o final do contrato, também serão beneficiadas com o sistema de esgotamento sanitário.

Na última fase da negociação, foram requeridos alguns benefícios necessários a comunidade local, relativos a água e esgoto. São 18 pontos extras, além das características básicas do contrato, que foram trabalhados e agregados a relação contratual entre Giruá e Corsan, de modo a encerrar a negociação entre as partes.

Dentre os itens acrescentados, que até o fim do contrato ultrapassarão 40 milhões de reais em investimentos, alguns merecem destaque: a Corsan deverá substituir todo o sistema antigo de distribuição de água da zona urbana até o 10º ano de contrato; 25 poços artesianos serão perfurados desde que sejam viáveis e tenham demanda tecnicamente comprovada; mediante concordância da população, o Bairro Moura será incluído no programa de abastecimento de água da cidade; haverá colaboração na limpeza de fossas de famílias carentes, em eventos do município e também com o Programa Água para Todos, com a doação de 32 mil metros de canos de PVC; todas as contas públicas de água e esgoto receberão desconto de 50% e ainda a garantia de que a política tarifária a ser implementada em Giruá obedecerá os mesmos critérios dos demais municípios.

As negociações foram intensas e se estenderam porque o Executivo Municipal buscou aproveitar todas as possibilidades que esse tratado poderia oferecer a comunidade. Ao invés de apenas renovar o contrato antigo (no caso, de 1968) como vários municípios fazem, a administração pública resolveu trabalhar para criar um acordo inovador para assegurar que todos os investimentos serão realizados, tendo em vista a validade de 25 anos do contrato e todas as mudanças de gestão que ocorrem nesse período.