Poda drástica e entulhos podem gerar multa superior a 70 mil

A violação de dezenas de árvores na região central e nos bairros indignou moradores e exigiu ação enérgica do Poder Público Municipal

Poda drástica e entulhos podem gerar multa superior a 70 mil

Lamentáveis episódios de infração à legislação ambiental foram testemunhados pela comunidade giruaense durante o final de semana. A violação de dezenas de árvores na região central e nos bairros, em razão da realização da chamada pode drástica, indignou moradores e exigiu ação enérgica do Poder Público Municipal. Além da destruição das árvores, os galhos e folhas foram jogados no passeio público e nas ruas, em flagrante desrespeito ao município.

Moradores afirmaram que o corte das árvores foi realizado pela RGE, bem como o depósito dos entulhos na via pública. No sábado pela manhã, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e de Obras e Serviços Urbanos constaram esta informação após indagação aos proprietários e responsáveis pelos imóveis. Será instaurado processo administrativo interno e a empresa terá a oportunidade de manifestar sua defesa.

Recentemente, por ação semelhante, a RGE já havia sido multada em cerca de R$ 36.000,00, e se o presente processo confirmar a reiteração da conduta, os valores podem chegar a R$ 71.000,00. A licença da empresa para realizar as podas foi 'revogada', estando a mesma em condição irregular perante o órgão ambiental. Além da esfera administrativa, o Executivo Municipal formalizará denúncia a Polícia Civil e ao Ministério Público, em razão do ocorrido.

No sábado, após o horário regular de trabalho, servidores das duas Secretarias realizaram a coleta dos galhos, folhas e entulhos, muitos deles depositados na região central da cidade.