PROJETO VIVA LEVE INICIA AS ATIVIDADES DE 2016

PROJETO VIVA LEVE INICIA AS ATIVIDADES DE 2016

Na última terça-feira, 15 de março, o projeto Viva Leve, realizado pelo Governo Municipal através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Cultura, recebeu os participantes para o ato oficial que deu início às atividades neste ano, junto ao Auditório Municipal Regina Giovelli.

Este é um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Giruá com o objetivo de informar e conscientizar os participantes sobre a adoção de hábitos saudáveis, além de promover a prática de atividade física orientada, voltados à promoção da saúde e qualidade de vida e que ao longo do dos anos vem inovando com o propósito de cumprir com as metas traçadas e acompanhar os resultados obtidos pelos participantes.

O projeto Viva Leve, desde o ano de 2009 passou a ser reavaliado e foi tomando um formato diferente, no sentido de diversificar e qualificar as ações, com foco no bem estar e na qualidade de vida dos participantes. Com isso, as atividades foram reorganizadas e muitas iniciativas surgiram como, por exemplo: as reuniões educativas mensais, as atividades físicas diversificadas, as confraternizações com lanche saudável, a gincana "Rumo à Medida Certa", a "Sacola Saudável", dentre outras.

O ato oficial contou com a presença do Sr. Elton Mentges – Vice-Prefeito e Secretário-Geral de Governo, do Vereador Alex Sandro Gomes, representante do Legislativo Municipal, da Sra. Elaine de Bairros Zimmermann, Secretária Municipal de Saúde; Sra. Fátima Ehlert, Secretária Municipal de Educação e Cultura e da equipe de trabalho que atua diretamente no projeto Educadora Física Tatiane Renz, Nutricionista Débora Hamerski Pezzi e do Enfermeiro José Augusto Czegelski.

Além dos encontros semanais, mensalmente serão realizadas reuniões educativas com temas relacionados à saúde e qualidade de vida, além das avaliações mensais onde será verificada a pressão arterial dos participantes, taxa de glicose, frequência cardíaca, peso e índice de massa corporal, orientação nutricional, atividades sociais e de integração.

Além dessas atividades, neste ano será realizada a 3ª edição da gincana “Rumo à medida certa”, a qual tem por objetivo incentivar ainda mais os participantes a chegarem aos níveis recomendáveis e/ou mais próximos do recomendável referente ao IMC (índice de massa corporal), peso corporal e PA (pressão arterial), visando incentivar a adoção de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde e qualidade de vida a partir da participação nas diversas atividades propostas também pela gincana. Neste ano o projeto tem um total de 94 inscritos, de diversas idades, provenientes de vários bairros, que estarão unidos por um objetivo comum: a manutenção da saúde e a qualidade de vida.

Todos ao fazerem uso da palavra enfatizaram a importância do projeto para a qualidade de vida das pessoas, parabenizaram os integrantes pela persistência, responsabilidade, disciplina e seriedade com que participam do mesmo, bem como os profissionais que com empenho e dedicação organizam e planejam cada encontro.