PREFEITURA E EXÉRCITO INTENSIFICAM COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Os chamados ‘Dia D' são momentos de somatório de esforços e de habilidades, na busca de um objetivo especial

PREFEITURA E EXÉRCITO INTENSIFICAM COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Os chamados ‘Dia D’ são momentos de somatório de esforços e de habilidades, na busca de um objetivo especial. A ameaça de uma epidemia de dengue é sempre considerada em nossa região, que concentra os maiores índices de infestação do Estado. Para agravar a situação, os brasileiros foram surpreendidos pelas notícias da chikungunya e do zika vírus, transmitidas pelo aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. Neste contexto, ações serão desenvolvidas de prevenção e combate serão realizadas em Giruá, no sábado, 13 de fevereiro, a partir das 09hs.

A concentração das ações será na Praça Aládio Ferreira, ponto de encontro das equipes das Secretarias de Saúde, Obras e Interior e Transportes, que cederão servidores e maquinário para uma maior efetividade nos trabalhos de conscientização, limpeza e coleta de entulhos. Além da articulação entre Secretarias Municipais, o grupo contará com a presença de 30 soldados do exército brasileiro, recrutados especialmente para esta mobilização e de posse de todas as orientações para que a ação surta o efeito desejado.

Além do posto de informações e de entrega de materiais, na Praça central, outras equipes serão formadas e irão realizar atividades junto aos bairros e espaços públicos, priorizando os de maior incidência de infestação e circulação de pessoas.

O sábado de mobilização deverá ser realizado em um grande número de municípios, seguindo orientações e protocolos do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde. A expectativa de todas as entidades e servidores envolvidos nas ações é conscientizar as comunidades a evitar o nascimento do mosquito, evitando o acúmulo de água parada, por exemplo, e a formar solidamente uma corrente de apoio e de conduta ativa no combate ao mosquito transmissor.