Município de Giruá unido contra a Dengue

Governo Municipal alerta a população sobre os cuidados para combater o mosquito aedes aegypti

Município de Giruá unido contra a Dengue

O Prefeito Municipal de Giruá, Fabiam Thomas, acompanhado do Vice-Prefeito Elton Mentges e da Secretaria de Saúde Raquelli Menin, recebeu representantes da imprensa em seu gabinete na última terça-feira(15). O objetivo do encontro foi alertar a população giruaense através dos diferentes veículos de comunicação sobre a importância dos cuidados para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Segundo informações apresentadas durante a coletiva, no ano de 2015 o Rio Grande do Sul registrou 3.870 casos suspeitos de Dengue, dos quais 1.283 foram confirmados. Dentre os confirmados 244 são importados (contraídos fora do RS) e 1039 são autóctones (contraídos no RS).

Devido a atual situação vivenciada em todo o país, onde vários casos de microcefalia em recém-nascidos relacionados ao Zika Vírus, estão sendo apontados, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações preventivas para que não ocorram casos da doença no município. Em 2015, foram 5 casos de dengue em Giruá, mas como a incidência foi alta nos municípios vizinhos, as providências serão tomadas considerando os riscos de novos casos e a presença do mosquito aedes aegypti na região. O município de Santo Ângelo registrou 248 casos e Santa Rosa 13 casos.

Na oportunidade, a Secretária Raquelli divulgou o cronograma das atividades que foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Entre os dias 09 e 15 deste mês, a equipe da Secretaria de Saúde orientou os pais dos alunos das escolas da rede municipal de ensino sobre como combater o mosquito transmissor da doença. Além destes, os presidentes das associações de moradores de bairros e as gestantes que fazem o acompanhamento pré natal na rede básica de saúde também receberam recomendações. As gestantes ganharam ainda repelentes que devem ser usados para reforçar o auto cuidado.

O Prefeito Fabiam alertou a comunidade sobre as ações que acontecem na próxima segunda-feira(21), Dia D contra a Dengue. O Dia D, anteriormente marcado para o dia 14, foi transferido devido à instabilidade do tempo. Os Agentes Comunitários de Saúde juntamente com os Agentes de Combate a Endemias farão inspeções nas residências em todos os bairros da cidade, com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito transmissor. “Se cada um fizer a sua parte, cuidar do seu terreno não deixando água acumulada, nós não teremos o surto da doença em Giruá”, afirmou o prefeito. Além dos mutirões, será aplicado o inseticida costal nos bairros Centro, Prestes, Hortêncio, Mucha e Herberto Schneider.

Outra atividade programada para o Dia D é o pedágio educativo, junto a praça Aládio Ferreira, com visitação no comércio e abordagem de pedestres com panfletagem, distribuição de sacolas de lixo para automóveis e repelentes.