Município notifica a CORSAN para que repare danos causados nas vias pública

Município notifica a CORSAN para que repare danos causados nas vias públicas

Através de comunicado extrajudicial, o Executivo Municipal notificou a CORSAN para promover as ações necessárias para recuperar o pavimento das vias públicas que foram danificadas após a realização dos consertos na rede de água.

Em ruas principais, como a Coronel Bráulio de Oliveira, Alcides Pilau, e Francisco Leopoldo Uhry, os consertos estão pendentes há mais de uma semana. Conforme amplo debate realizado com a comunidade, e pela própria legislação aplicável, toda vez que a CORSAN promover a abertura das valas, deverá providenciar o imediato conserto, o que não está ocorrendo em Giruá há um bom tempo.

O Prefeito Fabiam Thomas elogia publicamente o trabalho da chefe da Unidade Local, Sara Grasse e de toda a equipe, e tem conhecimento que a CORSAN terceiriza estes serviços. Mas a notificação tem o cunho de auxiliar a equipe local a demonstrar, perante a Superintendência Regional e a própria Diretoria Estadual, que os serviços estão muito abaixo do esperado, neste aspecto.

A notificação pede que a CORSAN providencie o fechamento das valas com a mesma agilidade com que promove a abertura das mesmas. Se o problema da Companhia foi resolvido em 30 minutos, por exemplo, não pode a comunidade ter que conviver com a espera de duas semanas, sob pena de estarmos menosprezando o próprio patrimônio público. A sugestão é que não se coloque terra e brita sobre as valas, deixando a mercê das chuvas e sofrendo a ação de um trânsito intenso. De imediato, deve a CORSAN colocar massa asfáltica fria, que pode ser facilmente armazenada e aplicada manualmente e, após, quando bem compactado o solo, aplicar a solução definitiva com asfalto quente.

Uma das principais condições para que fosse assinado o novo contrato de programa para abastecimento de água e esgotamento sanitário foi exatamente essa: de que fosse pensado no conserto da rede e na recuperação do pavimento no mesmo prazo e com a mesma dedicação. Com a notificação, o Executivo espera que tal condição básica passe a ser atendida por parte da CORSAN, sob pena da própria quebra da base contratual.