Parque Integrado Elso Pilau recebe série de melhorias em sua estrutura

O Parque Integrado Elso Pilau, também conhecido pelos giruaenses como Área Verde, é um dos cartões-postais de Giruá e também um dos mais belos espaços públicos da região. Por isso, visando incentivar a valorização do local, por meio de uma estrutura cada vez mais completa, o Governo Municipal está investindo em melhorias que trarão beleza e acessibilidade para o Parque.

Na quinta-feira (9), o Prefeito Fabiam Thomas, junto do Secretário de Obras e Infraestrutura, Márcio Silva, esteve na Área Verde para acompanhar o desenvolvimento das obras que estão sendo aplicadas em vários pontos.

O sistema de iluminação está recebendo um novo reforço, novos postes serão instalados com dezenas de refletores que ampliarão a potência e o alcance da luminosidade.

Os lagos receberão limpeza e já contam com um novo cercamento de contenção, mais alto e seguro. Será delimitada também a área de preservação permanente, afastando o contato com animais de médio e grande porte, em respeito as leis ambientais.

Ainda, estão sendo construídas passarelas pavimentadas em áreas estratégicas, interligadas com as entradas e com a pista de caminhada, além de circundar os lagos, visando possibilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção ao Parque, proporcionando a todos uma suporte mais adequado para passeios por toda a Área Verde, que contará com novos bancos e um plano de arborização.

Finalmente, a academia de ginástica ao livre será reestruturada, com a colocação de piso sob os equipamentos e também a reforma e adequação dos aparelhos que são muito usados por aqueles que vão ao Parque praticar esportes.

Do projeto inicial, apenas a pavimentação asfáltica dos locais onde hoje existe calçamento ainda não está sendo feita já que várias licitações foram abertas e não houve interesse de empresas. Em breve, um novo processo licitatório será iniciado a fim de que os acessos ao Parque bem como suas ruas internas possam ser asfaltadas melhorando ainda mais a qualidade de locomoção em todo seu espaço.

Vale lembrar que em 2012, a Área Verde já recebeu melhorias significativas, com destaque para a pavimentação da pista de caminhada e a substituição das frágeis luminárias de vidro por novos conjuntos à base de fibra. Os melhoramentos desse ano devem estar prontos até o final de novembro e a inauguração será uma das atividades dos festejos dos 60 anos do município.