Chegada da Chama Crioula e apresentações marcam o início da Semana Farroupilha

A abertura oficial dos festejos da Semana Farroupilha aconteceu na tarde da terça-feira, 13 de setembro, quando os “Guardiões da Chama” conduziram a Chama Crioula até o Centro Cultural Adelina Dias.

Um grupo de 20 cavaleiros do CTG Querência Crioula com equipe de apoio totalizando 42 integrantes, trouxeram a Chama Crioula do município de Porto Xavier, no dia 4 de setembro, ficando desde então, sob guarda no CTG. A 1ª Prenda Dente de Leite da 3ª Região Tradicionalista, Gabriela Taborda Weber, interpretou a poesia “Boneca de Pano” de Mena Moreira e em seguida, o 1º Piazito do CTG Querência Crioula declamou a poesia “Piazito Laçador” de José Teixeira. Encerrando as apresentações, o 2º Piazito, Lucas Funke do Rosário dançou com a prenda Gabriela, a música “Xote Laranjeira” ao som do gaiteiro Cauã Funke do Rosário.

Além do pronunciamento do vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, enaltecendo o bravo “espírito do gaúcho” em honrar as tradições do Rio Grande do Sul, a patroa Mari Ines Silva de Abreu, agradeceu a participação de todos e externou votos de uma ótima Semana Farroupilha, que neste ano de 2023 traz como tema: “Centenário da Revolução de 1923”.