Governo Municipal reúne forças de segurança e definem ações para fortalecer a segurança nas escolas

Na tarde da quarta-feira, 12 de abril, o prefeito Ruben Weimer, acompanhado da secretária de Educação e Cultura, Palmiéri Ruschel Wiellens e da secretária de Administração, Tanise Maciel Weschenfelder, recebeu em reunião, a juíza de Direito, Camila Escanuela, a promotora de Justiça, Ecleia Deuschle, comandante da Brigada Militar de Giruá, tenente Wagner Aires Flores, comissário de Polícia Civil, Luiz César Mello, presidente do Comdica, Tisa Oliveira Ferreira e representantes das escolas do município, elencando estratégias de combate a criminalidade, especialmente no aumento da segurança nas áreas escolares, em razão aos recentes episódios de ataques dentro de instituições de ensino no país.

Conforme relato das diretoras de escolas, a situação está tranquila e o momento é de manter a calma. Os principais órgãos de segurança estão mobilizados, a inteligência da polícia está trabalhando para identificar qualquer atitude suspeita e protocolos específicos de inibição ao crime serão empregados com veemência em caso de ocorrências envolvendo a segurança das crianças. É importante as famílias estarem atentas ao conteúdo acessado pelos filhos e imprescindível não espalhar notícias inverídicas (fake news), ou ainda, matérias sensacionalistas, pois proporcionam momentos de insegurança e atrapalham o trabalho das autoridades.

O prefeito Ruben Weimer, ponderou que o município de Giruá recentemente investiu em moderno sistema de vigilância eletrônico em áreas estratégicas do município e, especificamente nas escolas, está investindo na implantação de portões eletrônicos junto as escolas municipais, além de programas internos para viabilizar a seguranças dos alunos.

Em caso de desconfianças, a recomendação é acionar o 190 da Brigada Militar ou 181 da Polícia Civil. Pais ou familiares podem se prontificar junto aos educandários, para em momentos oportunos auxiliarem na rotina das escolas.