Somos 15.931 giruaenses conforme divulgação extraoficial do Censo 2022

Na última sexta-feira, 24 de março, foi realizada no gabinete municipal, a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, momento em que o coordenador do IBGE responsável pelas informações no município, Henrique Possebon Sauer, apresentou os números do recente levantamento em Giruá.

Os dados apresentados ao Executivo Municipal, ainda são extraoficiais, mas dão conta de que o município apresentou redução na totalidade de sua população, com evasão da população do meio rural e mantendo-se estável na área urbana. O censo 2022 contabilizou 15.931 habitantes, enquanto no ano de 2010, apontava para uma população de 17.075 e no ano de 2000, para 18.749 giruaenses. Conforme o gráfico abaixo, nos últimos 12 anos, a população do interior do município reduziu em 1.051 pessoas.

Os números oficiais deverão ser divulgados no próximo mês, onde o IBGE fará a divulgação geral de todos os municípios brasileiros. A reunião de trabalho foi conduzida pelo vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, na presença da secretária de Gestão Financeira e Suprimentos, Angelita Güllich Scherer, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, do vereador Luiz Fernando Copetti Desbessel, do chefe do escritório municipal da Emater-Ascar/RS, Charles Fernantes e de representantes da imprensa local.