Extinção da Chama Crioula marcou encerramento da Semana Farroupilha

No final da tarde da última segunda-feira(20), feriado, dia do Gaúcho, o Governo Municipal realizou na Praça Tenente Aládio Ferreira, o ato oficial de encerramento da Semana Farroupilha.

Após pronunciamento do vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, os presentes entoaram o Hino Riograndense, momento em que ocorreu o arriamento dos pavilhões. Para encerrar a cerimônia e também fechar a celebração das tradições gauchescas, aconteceu o ato de extinção da Chama Crioula, que permaneceu acesa durante a última semana.

Neste ano, em razão dos protocolos de combate à pandemia do novo Coronavírus, não ocorreu o tradicional desfile farroupilha. Para marcar o evento, um grupo de cavaleiros do CTG Querência Crioula, realizou uma cavalga que iniciou no trevo de acesso à Giruá, culminando com o evento na praça. Participaram do ato, integrantes do Piquete Nativista Giruá, Piquete Candeeiro, Piquete Odorico Rodrigues, além de populares.

A Cavalgada

Para marcar o dia de homenagem ao Gaúcho, 20 de setembro, o CTG Querência Crioula, através da cavalgada, deixa a mensagem que apesar da pandemia, devemos continuar lutando para manter a Chama da Tradição sempre acesa em nossos corações.

A prenda Aline Deak Suliman conduziu a bandeira do estado, representando neste ato, Anita Garibaldi, que foi uma heroína do Rio Grande do Sul e por isso, neste ano de 2021 o tema dos festejos farroupilhas é “Uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e sua bravura”, inserida no contexto da Revolução Farroupilha. Também conduziram bandeiras, Ana Maria Lamarque (Brasil), Bruna Reguelim (3ª RT), Cristian Deak Suliman (Centro de Tradições Gaúchas) e Breno Reguelin (Giruá).