Descarte irregular de lixo dificulta a manutenção da limpeza no município

Vias públicas estão sendo utilizadas como um verdadeiro lixão a céu aberto

No último sábado (12), uma força tarefa da Secretaria Municipal de Infraestrutura Rural e Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, realizou a limpeza de vias que estavam comprometidas com o descarte indevido de lixo. As equipes recolheram uma grande quantidade de lixo descartado irregularmente ao longo da via localizada na saída do município próximo da propriedade do Sr. Nelson Beutinger e que dá acesso à Coopermil.

Entre os objetos descartados no local, estavam colchões, roupas, sucatas, eletrônicos e uma grande quantidade de galhos provenientes de podas de árvores.  Tal episódio retrata não somente uma agressão ao meio ambiente, mas uma grande falta de respeito com os proprietários do local que são obrigados a conviver de perto com um lixão a céu aberto. Em vários pontos de vias que circundam a cidade a situação se encontra parecida, a Prefeitura executa o trabalho de recolhimento do lixo e a limpeza, mas logo em seguida esses locais são ocupados novamente pelo lixo, como foi o caso da referida via, que no dia seguinte à limpeza realizada pelas equipes da Prefeitura, já teve novo registro de lixo descartado no local.

Desde pequenos aprendemos com nossos pais: “não jogue o lixo na rua” ou “lugar do lixo é no lixo”. O prefeito Ruben Weimer esteve acompanhando de perto o trabalho das equipes e frisou “Dependemos do bom senso de todos, precisamos entender que jogar lixo em via pública é crime e prejudica toda a população”.

Além da poluição visual, o lixo despejado irresponsavelmente pode configurar como uma agressão ambiental ou até mesmo como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. Lembre-se que a responsabilidade é nossa quando o assunto é limpeza urbana. Tanto que as conseqüências somos nós próprios que sofremos. É importante lembrar que “Descartar lixo em local inadequado é crime ambiental e está sujeito a penalidades previstas no artigo 54 da Lei 9.605/98”, a Lei de Crimes Ambientais, além da apreensão do veículo utilizado para descarte.

O Governo Municipal ainda informa que em vista de estarmos em momento adequado para realização de podas de arvores, o poder público disponibiliza através da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, orientação e meios para dar o destino final correto para esses materiais. Contate através do 3361-2020 Ramal 263 ou ainda com o secretário Jair Leite no 9-99787734.