Município de Giruá habilita primeira empresa para comercializar produtos a nível Estadual

Agroindústria Progresso Ltda conquista credenciamento do SUSAF-RS

No ano de 2020 o Serviço de Inspeção Municipal, da Prefeitura de Giruá, através da Portaria 440\2020 da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, por meio do então secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Airton Beutinger, teve sua equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF – RS.

Para que tal equivalência fosse alcançada e reconhecida, o Serviço de Inspeção Municipal passou por uma reformulação, os procedimentos de inspeção e fiscalização foram atualizados e aprimorados, bem como as leis e decretos. A equipe de inspeção é composta agora por fiscal médico veterinário e auxiliar de inspeção, que garantirão ainda mais a segurança dos alimentos produzidos pelos estabelecimentos registrados junto ao Serviço de Inspeção Municipal, do município de Giruá.

Com esse importante passo alcançado, o Serviço de Inspeção Municipal de Giruá pode indicar estabelecimentos que produzem produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, mel e todos seus derivados a serem credenciados ao SUSAF – RS. Após o credenciamento estes estabelecimentos passarão a comercializar seus produtos em todos os municípios do Rio Grande do Sul, e não somente dentro dos limites do Município, como ocorria até o presente momento.

Na tarde da última segunda-feira (24), o prefeito Ruben, na presença do vice Taborda, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ari Cesar Ferreira Brum, e do médico veterinário e coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, Pedro Henrique Anders, recebeu no gabinete o empresário Alexandre Gruztmann, da Agroindústria Progresso Ltda, para comunicar de forma  oficial, o pleno êxito obtido no credenciamento da agroindústria junto ao SUSAF, tornando-a assim, a  primeira empresa giruaense habilitada para realizar a comercialização dos seus produtos à nível estadual. Na oportunidade o prefeito Ruben comemorou a conquista e manifestou votos de sucesso nessa nova empreitada ao jovem empresário giruaense, lembrando ainda que mais empresas devem conquistar o credenciamento em breve.