Governo realiza prestação de contas e anuncia novos investimentos no PAP –

Nas 7 etapas ja realizadas, 48 equipamentos foram entregues, totalizando investimentos na ordem de R$920.000,00

Governo realiza prestação de contas e anuncia novos investimentos no PAP – Programa de Apoio ao Produtor Rural

Em importante evento que reuniu um grande número de produtores rurais, realizado na sexta-feira, 03, junto a sede do Sindicato Rural, o Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou a prestação de contas referente as etapas do programa de apoio ao produtor rural - PAP, desenvolvidas até aqui, bem como anunciou novos investimentos e novos grupos que serão contemplados durante o ano.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Juarez Londero, a prioridade com o Desenvolvimento Rural tem sido um dos eixos do Governo Municipal, e em razão disto, diversas ações foram realizadas, como a aquisição de diversos equipamentos, entrega de sementes, auxilio financeiro, doação de cestas básicas e instalação de redes de água, todas dentro do PAP, o qual foi criado em 2012 por ocasião do necessário enfrentamento a uma das piores estiagens já sentidas na região.

Centenas de agricultores giruaenses foram atingidos pela crise gerada pela seca, e o apoio do Governo Municipal se fez imprescindível.

O programa anunciado como um plano estratégico para superar as dificuldades daquele momento se consolidou e se tornou um importante instrumento governamental de fomento ao desenvolvimento rural. Nas 7 etapas ja realizadas,  48 equipamentos foram entregues, totalizando investimentos na ordem de R$920.000,00(novecentos e vinte mil reais).

Para o Vice-Prefeito Elton Mentges, estes momentos de prestação de contas e de anúncio de investimentos são sempre importantes, pois além de darem transparência as ações do Governo Municipal, mostram o quanto a administração está comprometida com o desenvolvimento no meio rural. Estas ações são possibilitadas graças ao modelo de gestão, onde priorizamos os investimentos, e também, pelas parcerias que fizemos com os Governos do Estado em algumas situações e o Governo Federal através do encaminhamento de bons projetos e do apoio de Deputados com representatividade na região, finalizou Elton Mentges.

O Prefeito Fabiam, em sua saudação aos presentes, lembrou “que o PAP nasceu em um momento difícil para o setor produtivo do município, quando uma das maiores secas inviabilizou o setor agrícola no ano de 2012. Desde lá, o Governo Municipal vem dando uma resposta positiva aos produtores com muito trabalho e com investimentos anuais que vão desde a manutenção e conservação das estradas rurais, até a distribuição de equipamentos para as Associações de Produtores, facilitando com isso a produção, especialmente no setor leiteiro do município.

"Estamos aqui hoje, três anos depois prestando contas de sete etapas e anunciando a oitava etapa deste programa que já beneficiou diretamente 48 grupos, atingindo cerca de 600 famílias equivalendo a cerca de 1.500 produtores. Com esta nova etapa e com os 12 equipamentos já garantidos e que serão entregues até o final do ano, teremos 60 grupos contemplados até dezembro de 2015, bem como deveremos ultrapassar, em alguns meses, a marca de R$ 1 milhão de reais investidos no PAP.”

Fabiam ainda aproveitou para chamar a atenção dos presentes destacando que “se este programa for tornado definitivo, Giruá poderá em cinco ou dez anos, beneficiar todos os Grupos de Produtores do município, com no mínimo com uma ensiladeira e uma carreta agrícola e cada Distrito do município com o seu conjunto de fenação, com segadeira, ancinho enleirador e enfardadeira. Isso não é impossível, basta os administradores baixarem a cabeça e trabalhar.”

Finalizando, o Prefeito Fabiam fez o anúncio dos dois grupos que serão contemplados com os investimentos nesta oitava etapa. No momento, 2 conjuntos de fenação  avaliados em R$ 180.000,00 foram liberados para a cedência, e os demais equipamentos - 6 ensiladeiras, 2 carretas agrícolas e 2 distribuidores de adubo orgânico, serão até o final do corrente mês.

Um conjunto de fenação será entregue aos grupos do Distrito Sede, que abrange Passo das Pedras, Assentamento Rincão dos Coimbras, Porteira do Santa Rosa, Canta Galo e todos os produtores que tem suas propriedades próxima do limite urbano de nosso município.

O outro equipamento será cedido aos grupos do Distrito de Rincão Maciel que abrange o próprio Rincão Maciel, Rincão dos Victor, Santa Lúcia, e parte de Bela Vista, sendo que todos os grupos tem um prazo de dez dias para o encaminhamento de atas e documentação comprobatória da aceitação em formar o grupo distrital,  em receber e zelar pelos equipamentos. E com isso, os processos poderão ser finalizados e encaminhandos ao Poder Legislativo Municipal.

“Fico feliz que coube a nossa gestão mostrar que um programa desta dimensão podia e pode ser desenvolvido em Giruá,” finalizou Fabiam.