EM GIRUÁ CÃES ERRANTES JÁ ESTÃO SENDO ALBERGADOS

No dia 08 de abril, foi realizada a primeira coleta dos animais

EM GIRUÁ CÃES ERRANTES JÁ ESTÃO SENDO ALBERGADOS

No dia 08 de abril, foi realizada a primeira coleta dos animais

Iniciou nesta semana o serviço de albergagem de cães errantes no âmbito do município de Giruá. Na primeira coleta semanal, 23 cães foram levados a estrutura localizada em Santo Ângelo, sob a responsabilidade da empresa Lissarassa e Machado Ltda, vencedora do processo lícitatório.

O canil atende a todas as exigências previstas na legislação.  O local é mantido pelos proprietários, que também realizam diretamente a coleta e a captura dos animais. Após albergados no canil, recebem o cuidado de médico veterinário, e, duas vezes ao dia, cada uma das baias é higienizada e providenciada o depósito da alimentação aos cães. A água provém de uma fonte natural, e levada até as baias por um sistema individual de abastecimento permanente.  Os cães que chegam doentes e subnutridos são colocados em boxes próprios, medicados e alimentados até recuperarem o peso e melhores condições de saúde.

No canil  são realizadas cerca de 40 adoções por mês, hábito que deve ser estimulado nas comunidades. O número considerável de adoções atesta as condições satisfatórias do local, pois em sua quase totalidade as famílias adotam cães recuperados, saudáveis e bem nutridos. O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, vistoriou as estruturas e disponibilizou toda a estrutura do Executivo para que as estruturas melhorassem ainda mais. "Giruá quer construir uma solução viável para albergagem dos animais.  Ainda recente na região, esta preocupação dos municípios com o destino dos cães errantes esta possibilitando a esperança em um cenário ainda melhor com o passar dos anos. A responsabilidade é de todos nós, e a melhor maneira de eliminar os casos de abandono e violência aos animais e arregaçar as mangas e trabalhar. Cada um ao seu modo e respeitando seus limites, mas sempre de forma unida e articulada. Estamos felizes por iniciarmos este processo em nosso município, e por conseguirmos garantir os R$ 60 mil para bancar o contrato anual com as nossas próprias forças."

No dia 08 de abril, foi realizada a primeira coleta dos animais, a partir de contatos telefônicos mantidos com a Secretaria, e também da presença de animais errantes soltos nas ruas. Os 23 animais já estão no canil, recebendo o devido tratamento e aguardando a adoção por parte da comunidade regional.

Além da equipe da empresa contratada, acompanharam o trabalho o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Ricardo Jurenick, o ex- Secretário Ernani Lausmann, o qual foi o responsável pela finalização do processo durante a sua gestão frente a Secretaria, e representantes da Associação dos Amigos dos Animais - AMA. O veterinário do município, Pedro Henrique Anders, acompanhou todo o processo.

Estas são as orientações, para a albergagem dos cães errantes de Giruá:

Qualquer pessoa da comunidade que perceber a existência de cães errantes que estão abandonados, doentes ou que sofrem maus tratos, podem solicitar ajuda ou fazer a denuncia.

O local para encaminhar o pedido ou a denuncia é junto a Secretaria Municipal de Desenvovlimento Economico e Sustentável no Depto. Do Meio Ambiente, na Rua Sete de Setembro, 410, centro e pelo fone: 3361-2933.

Todos os cães recolhidos são cadastrados e passam por atendimento e avaliação de um veterinário e após constatado a sua sanidade, estão disponíveis para adoção;

O dia de recolhimento e captura dos cães será nas quartas-feiras;

A pessoa que tiver interesse em adotar um cão abrigado, pode procurar no Depto do Meio Ambiente ou diretamente no Canil no Rancho LM, na Estrada Barca dos Gabriel, 407, acesso pelo Trevo da Fenamilho em Santo Angelo.

A pessoa que abandonar, praticar maus tratos, privar de água e alimentação, realizar práticas abomináveis aos animais, responderá judicialmente pelos seus atos, conforme Lei Municipal 4836/2013 e Lei Federal 9605/1998.