O Butiá é o tema central de várias ações que visam o fomento e o aproveitamento da fruta símbolo do município

O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Promoção Humana; Educação e Cultura; Agricultura e Meio Ambiente; Emater/RS-Ascar, Embrapa, Arede e demais entidades parceiras, promove diversas ações que visam a valorização, fomento e incentivo nas atividades relacionadas as inúmeras maneiras de aproveitamento e exploração do fruto símbolo de Giruá, o Butiá.

Na última quinta-feira(18), foi realizada oficina de aproveitamento do fruto, com ênfase na despolpa, que é um dos principais desafios em seu manuseio pós-colheita. Incentivo ao consumo, diante de seus benefícios nutricionais e sua versatilidade, o armazenamento correto e a coleta em local seguro, também estiveram em pauta. As mulheres integrantes dos grupos organizados do município tiveram a oportunidade de conhecer a máquina despolpadora do fruto, facilitando o trabalho e otimizando a produção.

Dentre as atividades quem vêm sendo realizadas, também é pertinente destacar a “Oficina de Culinária” com a produção de pratos à base de Butiá, promovido no Distrito Cândido Freire, que contou com a participação da giruaense Suzete Browers. Mais dois importantes eventos voltados para o fomento cultural, artístico e artesanal do Butiá, acontecem nos próximos dias: a “Oficina de Artesanato com Folhas de Butiá”, (02 e 03 de maio) e o “Seminário Regional de Artesanato”, (07 de maio).

No noroeste gaúcho, a espécie predominante é o Butiá Yatay, usado para a alimentação e com folhas aproveitadas em peças artesanais como bolsas, chapéus, carteiras, móveis e artigos decorativos.