Novo espetáculo Som e Luz deve ser inaugurado em dezembro

Anúncio foi durante assembleia da AMM em Mato Queimado, que debateu temas fundamentais para o fortalecimento da região


Novo espetáculo Som e Luz deve ser inaugurado em dezembro

Anúncio foi durante assembleia da AMM em Mato Queimado, que debateu temas fundamentais para o fortalecimento da região

O município de Mato Queimado foi sede de uma das mais intensas assembleias da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O encontro aconteceu na sexta-feira (21) e reuniu expressivo número de participantes, todos focados num único objetivo: somar esforços para dar continuidade ao crescimento dos 26 municípios missioneiros e às demandas que vão ao encontro das necessidades da população . “Neste momento em que as prefeituras enfrentam sérias dificuldades financeiras temos que permanecer unidos. O prefeito não tem condições de pagar ainda mais contas, além dos compromissos já assumidos, mas juntos, com o apoio da AMM, encontraremos forças para superar a crise”, motivou o prefeito anfitrião, Nelson Hentz, que integra a diretoria da Associação.

Antes da abertura dos trabalhos foi exibido um vídeo institucional sobre as ações já consolidadas pela administração municipal de Mato Queimado, e as que estão em andamento, comprovando que o município está em franco desenvolvimento econômico, social e cultural.

Patrimônio missioneiro

Em meio a tantas discussões permeadas pelo difícil momento econômico que vive o país, o Estado e os municípios gaúchos, inclusive os da AMM, vem aí um alento para a região. É a inauguração do novo espetáculo Som e Luz, prevista para o próximo dia 9 de dezembro, data oficial de tombamento das Ruínas de São Miguel como patrimônio histórico e cultural da humanidade, único localizado na região Sul do Brasil. A comissão organizadora pretende trazer os atores Lima Duarte e Fernanda Montenegro, narradores do atual espetáculo.

Prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin explicou que apesar de não ser um período financeiramente favorável, o novo show do Som e Luz vai impulsionar o turismo e beneficiar os 26 municípios missioneiros. “Trata-se de algo muito especial a representatividade deste espetáculo, não somente para São Miguel, mas para a região, o Estado e o país. Certamente, o novo Som e Luz atrairá mais visitantes, que percorrerão todos os pontos turísticos das Missões”, ressaltou Casarin. Ele pediu apoio da AMM/Funmissões para os deslocamentos até Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e outras localidades, quando estarão sendo convidadas autoridades e representantes de diferentes segmentos "que contribuíram para a realização deste sonho, aguardado há mais de 30 anos".

O presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas, disse que independente da atual conjuntura nacional, a entidade dará o suporte necessário para a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, considerando a envergadura do evento, que vai alavancar e evidenciar toda a região das Missões no Estado, no Brasil e no Mundo.

Entre os diversos assuntos e deliberações da assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões, realizada no Centro de Convivência em Mato Queimado, destacam-se:

Cadin e Assistência Social

A AMM enviou documento ao Estado solicitando que cessem as inscrições negativas das prefeituras missioneiras no Cadin - Cadastro de Inadimplentes, enquanto perdurem dívidas do ente estadual com os municípios gaúchos. De acordo com a decisão do colegiado de prefeitos da Associação, este pleito será expedido ao presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro.

A proposta é que o parlamentar crie um projeto de lei para inibir o governo gaúcho de inscrever no Cadin os municípios missioneiros, enquanto o Estado estiver em débito com as prefeituras. “Não há sentido em legitimar um cadastro de devedores, quando na verdade estão os municípios na condição de credores do Estado”, salientou Fabiam Thomas.

Outro encaminhamento da AMM foi para o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), reivindicando a urgente necessidade dos repasses de recursos destinados aos serviços e políticas de assistência social dos municípios da região, alguns em atraso há 12 meses.

Estas duas ações também foram sugeridas à Famurs pelo presidente da AMM, na assembleia ordinária das associações regionais gaúchas do mês de agosto, em Porto Alegre, pedindo que a Federação eleve o tom de cobrança em face da União e do Estado, no que tange a liberação dos recursos atrasados.

ICMS 2016

Sobre o índice provisório do ICMS para 2016, publicado no Diário Oficial do Estado dia 11 deste mês, a contar desta data, as prefeituras têm prazo de trinta dias para protocolarem os recursos nas Secretarias de origem. A recomendação da AMM é de que os gestores missioneiros busquem subsídios junto às suas equipes do departamento jurídico, contadores, setor de finanças, e apresentem recursos ao Estado para tentar melhorar a posição de cada município.

Devem estar mais atentos os municípios de Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Roque Gonzales, São Borja, São Nicolau e Ubiretama, que oscilam e mostraram crescimento negativo e positivo até 3%. “É possível reverter este resultado, que pode representar um valor significativo para cada prefeitura”, avisou o dirigente da AMM.

Jornada Ambiental

O coordenador regional do Conselho de Dirigentes e Técnicos Municipais do Meio Ambiente (Condimas), Antonio Cardoso, entregou ao prefeito Fabiam Thomas o símbolo da III Jornada técnica e Ambiental, que ocorreu em julho passado, em agradecimento a parceria da AMM na organização de todas as edições do evento.

Thomas reiterou que a Associação sempre participará e incentivará de forma efetiva iniciativas deste tipo, que tão bem representam e elevam o nome da AMM. “Recebemos com muita alegria esta lembrança. Nós é que agradecemos o engajamento e trabalho de todos os dirigentes, técnicos, secretários municipais e demais integrantes, que garantiram o sucesso do evento”, parabenizou Fabiam.

Expomaq e Expo SãoLuiz

O presidente da 7ª Expomaq, José Ori Paiva, que na assembleia da AMM representou a Associação do Legislativo das Missões (ALM), convidou todos os municípios da região para que prestigiem esta Feira Comercial, Industrial, Agropecuária, Cultural, Lazer e negócios, que oferecerá atrativos para todos os públicos, entre os dias 13 a 15 de novembro de 2015, em Mato Queimado.

A comitiva da Expo São Luiz 2015, que nesta edição tem como slogam “União e Desenvolvimento”, também fez o convite para o evento, que acontecerá no período de 30 de setembro a 4 de outubro. O presidente, Sérgio Torres dos Santos, juntamente com as princesas da Expo e o prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo, mostraram um vídeo com várias opções de shows e entretenimentos, com uma programação que promete agradar os visitantes.

SDR regional

Ex-prefeito de Santo Antônio das Missões, Ernesto Ivo de Lima comunicou aos gestores missioneiros que é representante regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que atenderá 46 municípios da macrorregional, mas a sede funcionará em Santo Antônio das Missões. Ele disse que a SDR regional estará ao dispor para esclarecimentos sobre abertura de poços artesianos, construção de açudes para os agricultores que desejam criar peixes, entre outros serviços e informações de interesse dos municípios da AMM.

Acolhida da comunidade

Apresentação de artistas locais que entoaram lindas canções, saborosa gastronomia típica, calorosa acolhida da comunidade representada pelo prefeito Nelson Hentz, primeira-dama Loiva Maria Hentz, e pelas soberanas do município, além da exibição da nova identidade visual da AMM/Funmissões marcaram a assembleia do mês de agosto, em Mato Queimado. Dia 9 de setembro, na sede da Associação, será realizada uma assembleia extraordinária, dentro das festividades da Expocel, em Cerro Largo.

Fonte:Imprensa AMM