FABIAM INTEGRA COMITIVA DE PREFEITOS REIVINDICAM REPASSES AO GOVERNADOR SAR

FABIAM INTEGRA COMITIVA DE PREFEITOS REIVINDICAM REPASSES AO GOVERNADOR SARTORI

Duas importantes reuniões envolveram o Executivo Estadual e representações dos Executivos Municipais, no dia 15 de julho, junto ao Palácio Piratini. O assunto foi o mais debatido e comentado durante a semana: o atraso nos repasses na área da saúde. O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, integrou a comitiva.

Giruá possui mais de R$ 800.000,00 a receber do Governo do Estado, somente na área da saúde. A FAMURS realizou levantamento a nível estadual, chegando a um montante superior a R$ 280 milhões, o que eleva a gravidade da situação a extrema dificuldade.

Muitos municípios, como Giruá, admitem a diminuição das equipes, dos serviços e das estruturas disponíveis caso a dívida não seja paga nos próximos dias. Os recursos correspondem a programas como o Primeira Infância Melhor, Programa de Saúde da Família, CAPS, dentre outros.

O Governador Sartori reconheceu a existência dos débitos, mas manifestou dificuldade em paga-los em razão da situação financeira do Estado, o que de certo modo frustrou a expectativa dos presentes. Contudo, abriu uma linha de comunicação com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. João Gabbardo. Acompanhados do vice-governador José Cairoli, a comitiva realizou audiência na Secretaria Estadual de Saúde, ocasião em que, por determinação do Governador, um cronograma de pagamentos teria sido apresentado aos Prefeitos.