Lei que institui a campanha “Giruá Protege” é oficialmente lançada

Com o objetivo de aumentar a proteção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e o combate ao uso de drogas, o município de Giruá, instituiu a Lei Municipal nº 7.400/2023.

Em sua essência, a lei consiste no desenvolvimento de atividades ao longo do ano, com maior ênfase no mês de maio, conhecido como “Maio laranja”. Em conformidade com a campanha, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), desenvolve um trabalho de apoio, mediação e interação com as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, por meio de visitas às escolas, realizando um trabalho com ênfase nessa temática.

Na terça-feira, 12 de dezembro, em reunião, o prefeito Ruben Weimer, juntamente da secretária de Educação e Cultura, Palmiéri Ruschel Wielens e da vereadora proponente da lei, Denise Weber, reuniram-se no departamento pedagógico da Smec, tendo a presença da Juíza de Direito, drª Camila Celegatto Escanuella, da promotora de Justiça, Ecleia Deuschle, e da psicóloga Elisangela Almeida dos Santos, onde além de tratar assuntos pertinentes à campanha, premiaram as alunas Kemilly e Bruna, da Escola Municipal São Pedro, com bolas de voleibol, pela criação de um adesivo que será utilizado para ampliar a divulgação das ações que a lei promove.

Nos próximos meses, seguirão os trabalhos em conjunto com os poderes constituídos no município, mobilizando as escolas e a comunidade em geral, sobre a importância deste tema, visando assegurar a integridade física, psicológica e moral, além de garantir um desenvolvimento pleno para as novas gerações.