Empreendedorismo rural foi tema de encontro promovido para jovens rurais

Aconteceu nesta sexta-feira, 28 de julho, mais um evento realizado dentro da programação da Primeira Semana da Agricultura Familiar, promovido pela Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), e Emater. O encontro aconteceu nas dependências do STR e contou com a presença do vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, secretários municipais, lideranças e representantes de instituições financeiras de Giruá. O momento foi preparado com muito carinho para os jovens rurais e teve como objetivo, reuni-los para uma importante palestra com o tema “Empreendedorismo Rural”, ministrada pela médica veterinária Marjorie Ghellar.

O Empreendedorismo Rural é a capacidade de identificar problemas e oportunidades ligados ao setor rural e transformá-los em soluções benéficas para a sociedade em geral, sendo conhecido também como agronegócio. O empreendedor rural pode oferecer serviços, vender produtos, prestar consultoria, criar aplicativos ou software de auxílio à lavoura etc. Os jovens que moram na zona rural do Brasil representam uma significativa parcela da população. Seu papel é preponderante para a construção de uma sociedade mais justa, humana e ética. A juventude no campo representa a garantia da soberania alimentar e a continuidade do modelo de produção sustentável, com respeito ao meio ambiente, inovações tecnológicas, qualidade de vida e democracia.

Além da acolhida com café da manhã, palestra e almoço na sequência, os jovens participaram no período da tarde, de uma visita técnica na empresa giruaense, Warpol, onde foram conhecer parte do processamento de produtos vegetais. Participaram ainda do encontro os secretários Pedro Duarte, Arlindo Pazini, Tanise Maciel Weschenfelder; o presidente do STR, José Prestes, o vereador, Luiz Fernando Copetti Desbessel, o chefe do escritório da Emater-Ascar/RS, em Giruá, Charles Fernantes, a extensionista rural, da Emater, Helena Sandri Zaltron. Gestores de instituições financeiras de Giruá, como: Banrisul (Thiago Petrazzini), Cresol (Diego Fiorin), Sicredi ( Adriano Bullmann), e Siccob (Fabiane Schimith), também prestigiaram o evento.