Governo Municipal se mobiliza na defesa para o município de Giruá não sofrer redução do FPM

O Governo Municipal, através do prefeito Ruben Weimer e do vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, participaram de reunião virtual realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na manhã desta quarta-feira, 4 de janeiro para ampliar a defesa do município de Giruá para evitar a redução do FPM, após divulgação das mudanças nos coeficientes do Fundo para 2023.

Conforme recente levantamento, cerca de 800 municípios brasileiros, incluindo Giruá, apresentaram redução no cálculo de repasse, por conta da divulgação prévia da população pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados coletados até 25 de dezembro pelo Censo Demográfico 2022.

Além de buscar apoio e orientação da confederação, o Governo Municipal de Giruá vem realizando ações locais, inclusive com a participação de representação da Câmara de Vereadores, onde buscou através da reunião desta quarta-feira(4), formalizar uma defesa, contestando a decisão do IBGE na redução, que representa cerca de R$ 5 milhões para o município, no exercício deste ano. “A redução é muito significativa para os cofres públicos municipais, o que pode afetar alguns programas, ações e obras no município”, salienta o prefeito Ruben Weimer. “De forma alguma, concordamos com a forma dos cálculos, tendo como base as estimativas de um censo parcial, uma vez que a coleta é mais avançada em alguns municípios do que em outros”, frisou o chefe do Executivo Municipal.