Governo Municipal orienta fechamento de estabelecimentos, conforme decreto do estado do RS

Governo Municipal orienta fechamento de estabelecimentos não essenciais, conforme decreto de calamidade pública do Estado do RS

Em detrimento da gravidade da crise sanitária que se aproxima, o Governo Municipal de Giruá orienta a todos os comerciários e proprietários de estabelecimentos que tomem medidas drásticas para conter o vírus COVID-19. Entre as medidas orientadas pelos órgãos de Saúde são: o fechamento de serviços e estabelecimentos não essenciais, e nos demais, o fornecimento de álcool gel para os clientes, proibir a aglomeração de pessoas, manter um distanciamento entre um cliente e outro, e entre os colaboradores da empresa.

A solicitação do Governo Municipal de Giruá solicita ainda, que aqueles estabelecimentos que tem a viabilidade e/ou possibilidade de se manter fechados, que os mesmo o façam. Lembrando que o Governo Municipal apenas orienta essa conduta através do decreto nº 1571/2020, mas já o Governo do Estado do Rio Grande do Sul proíbe o funcionamento de estabelecimentos em área não essenciais e mesmo nesses locais, deverá ser reforçada a higienização e reduzida a capacidade de clientes para que mantenham 2 metros de distância entre si.

E ainda, o Governador Eduardo Leite cria medidas de restrição ao comércio. Sendo que cada mercado deverá limitar o número de itens essenciais por consumidor. A prática de preços abusivos será fiscalizada pelo Procon com veemência. Os estabelecimentos também devem restringir os horários e setores específicos para a população de risco, como doentes crônicos e pessoas com mais de 60 anos.