Novos tempos para Saúde - Especialidades

Na 3ª reportagem dessa série falaremos um pouco sobre a ginecologia. A especialidade está sob responsabilidade da Médica Marjane Cunegatto.

Na 3ª reportagem dessa série falaremos um pouco sobre a ginecologia. A especialidade está sob responsabilidade da Médica Marjane Cunegatto, que atende as terças-feiras, nos turnos da manhã e tarde.

Marjane Cunegatto é graduada em medicina pela Universidade de Passo Fundo e possui residência médica em Ginecologia pelo Hospital Femina, de Porto Alegre. A Ginecologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento e as possíveis patologias/doenças do aparelho reprodutor feminino em situação não gestante. Sua formação e qualificação, tem por objetivo o tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres.

A Secretaria Municipal de Saúde traz esta especialidade para nossos munícipes atendendo mais de 80 consultas mês para os pacientes que são encaminhados dos ESF’s, os quais já tem o prontuário e histórico completo do paciente agilizando o processo, e assim, o atendimento. Após entrevistar e conhecer o paciente (seus costumes, alimentação, doenças congênitas e histórico familiar), a Doutora Marjane explica sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, sobre os cuidados no período menstrual, sobre os ciclos do aparelho reprodutor feminino, além de orientar e conduzir as pacientes sobre o uso de contraceptivos, anticoncepcional e preservativos.

Para o secretário Fernando Massafra Cavalheiro, esse tipo de atendimento humanizado e educativo traz inúmeros benefícios a saúde do município, pois ele além de intervir na saúde das mulheres, previne e conscientiza, fazendo com que as pacientes saem do consultório levando informação qualificada para suas casas.

Vale lembrar que os encaminhamentos para agendamentos de consultas acontecem pelo seu médico da família diretamente do ESF, aderindo aos protocolos previstos. Prevenir faz bem!