Administração Municipal promove concurso de Educação Fiscal

14/12/2018

O Programa de Integração Tributária entre Estado e Município (PIT), desenvolve várias ações através da Administração Municipal em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão Financeira e Suprimentos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Grupo Gestor de Educação Fiscal e Tributária. Dentro do PIT, várias ações acontecem, dentre elas, o “Educação Fiscal”.

A etapa 2018 do “Educação Fiscal” iniciou no dia 8 de junho e premiou na terça-feira, dia 11, os alunos participantes do concurso “Educação Fiscal Uma Aprendizagem Para a Vida”. Evento promovido pelo Governo Municipal visa disseminar boas práticas de educação fiscal junto as famílias giruaenses. O concurso envolveu escolas municipais e estaduais, abrangendo Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, premiando alunos nas modalidades redação e projetos.

A entrega da premiação aconteceu junto ao Centro Cultural Adelina Dias, com a seguinte classificação:

Modalidade Projeto

Educação Infantil

1º lugar – “Educação Fiscal – Pequenos aprendizes, grandes aprendizagens” – EMEI Leonel de Moura Brizola

2º lugar – “A porquinha fiscal” – EMEF Batista

3º lugar – “Aprendendo a cuidar, consumir e valorizar o que é nosso”. EMEI Pingo de Gente.

Anos Iniciais

1º lugar – “Praticando e aprendendo educação fiscal” – EMEF Nicolau Leite

2º lugar - “Zé porquinho e o despertar da poupança” – EMEFATI São Miguel Arcanjo

3º lugar – “A importância dos tributos para a sociedade” – EMEF Basílio da Gama

Anos Finais

1º lugar – “Compartilhando saberes de cidadania” – EMEF São Pedro

2º lugar – “Da escola para a comunidade” – EMEF José João Bisognin

3º lugar – “A vida em sociedade”

Modalidade Redação

4º e 5º Anos

1º lugar – “A importância social dos tributos” - Weliton Fernando Zilke – 5º Ano –EMEF Basílio da Gama

2º lugar – “Educação Fiscal” – Mariane Giacomelli – 5º Ano - EEEF Alfredo Saffi

6º ao 9º Anos

1º lugar – “Educação Fiscal, um exercício de cidadania” – Carine Reginaldo Pinheiro de Castro – 9º Ano – EMEF São Pedro

2º lugar – “Impostos pra quê?” – Jenifer Prestes Belhitz – 9º Ano – EMEF Nicolau Leite

Os alunos que obtiveram o 1º lugar na modalidade redação, foram premiados com um celular. O 2º lugar com um tablet. As escolas que conquistaram o 1º lugar na modalidade projetos, receberam aparelho mp3 e caixa de som, e as escolas que obtiveram o 2º lugar, receberam caixas de som.

O Prefeito Ruben Weimer observa a importância deste programa, contribuindo para conscientização dos educandos no contexto de entender que quanto mais retorno o município tem, mais se tem para investir nos diversos setores. Tais ações vem mostrando resultados positivos e aumento significativo no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que mensalmente está premiando giruaenses com prêmios de R$ 500,00, R$ 300,00 e R$ 200,00 com recursos do município. Vale salientar, que nos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019 os valores do NFG serão de R$ 1.000,00, R$ 600,00 e R$ 400,00 além, de prêmios maiores a nível estadual.

Na oportunidade também realizou-se a entrega da premiação aos alunos de 4º e 5º Anos das Escolas Municipais que realizaram as provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2018 – Nível A.

A premiação foi para os alunos que se classificaram em 1º e 2º lugar na pontuação das provas, ficando assim disposta:

Alunos do 4º Ano

1º lugar - Bernando Baroni e Guilherme Klein – EMEF São Miguel Arcanjo

2º lugar – Ana Carolina Lottermann – Escola Nicolau Leite

Alunos do 5º Ano

1º lugar – João Vitor Fim (EMEF Nicolau Leite) e Gabriele Lamarque (EMEF Batista)

2º lugar – Wesley Scherbaum – EMEF São Miguel Arcanjo