Governo Municipal discute implantação de videomonitoramento

Prefeito Ruben Weimer reuniu lideranças de Segurança Pública e apresentou pré-projeto de videomonitoramento para Giruá

Com o intuito de aprimorar a segurança pública, o Governo Municipal reuniu na manhã da segunda-feira, dia 01 de outubro, no gabinete municipal, importantes lideranças para apresentar e discutir detalhes sobre o pré-projeto de implantação de videomonitoramento no município de Giruá.

Na presença do Tenente Coronel José Vilmar da Jornada, do 1º Tenente Paulo Zilmar Machado e do Inspetor de Polícia Civil Elio K. Júnior, o Prefeito Ruben Weimer explanou sobre a necessidade de busca do uso de tecnologia para auxiliar no trabalho dos órgãos de segurança pública em nosso município.

A Assessora de Planejamento Econômico e responsável pelo pré-projeto,  Fátima Schneider, com base em dados de municípios que já contam com videomonitoramento, relatou sobre a significativa redução de roubos, furtos e demais infrações, os quais são inibidos pela ação das câmeras de seguranças monitoradas 24 horas por dia pelos órgãos de segurança do estado, facilitando a identificação de  infratores.

O Comandante Jornada, responsável pelo 7º Regimento da Brigada Militar, sustentou a informação de que a resposta da segurança pública é agilizada com o uso da tecnologia. “Na atualidade, mais de cem municípios gaúchos já se utilizam do uso de câmeras e softwares para inibir práticas de crimes e condutas anti-sociais”, conclui o Comandante.

Na sequência da reunião, foram convidados alguns integrantes para compor uma comissão, que passará a fazer um levantamento sobre os possíveis pontos de instalação das câmeras, bem como tratar da captação de recursos e possível parceria do setor público/privado.

O Prefeito Ruben Weimer saliente que juntamente com o Vice-Prefeito Antônio Carlos Dalla Costa e vereadores aliados, continua reivindicando o aumento de efetivo para a Brigada Militar de Giruá, pois o uso da tecnologia de forma alguma substitui os profissionais, entretanto, é um grande aliado e indispensável ferramenta de trabalho.

Integraram o encontro, o presidente da Câmara de Vereadores Adelsio de Oliveira Pereira, Vereadores Luiz Fernando Copetti Desbessel, Milton da Rosa e Odinir Garbinato, o presidente da ACIGI Marlon Schultz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais José Ribeiro Prestes, a dirigente do Núcleo Municipal de Trânsito Thaís Almeidae o Assessor Jurídico Alisson Prestes, além dos Secretários Municipais Airton Beutinger, Andressa Tolomini, Angelita Gülich Scherer e Saveni Pazini.