REFLEXÃO E EMOÇÃO NA ABERTURA DO ANO LETIVO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

(21/02/18)

REFLEXÃO E EMOÇÃO NA ABERTURA DO ANO LETIVO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Com espírito de dedicação e amor pela educação, a Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), recepcionou na tarde da quarta-feira (21/02/18), Diretores, Professores, Monitores, Visitadoras do PIM/ Criança Feliz e Funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares do município de Giruá, num evento realizado no Clube Aliança proporcionando integração, motivação e reflexão, despertando cada vez mais no educador a importância de ensinar e valorizar os alunos, os quais representarão nossas futuras gerações.

A SMEC segue com o lema “Educação Humanizadora: Diferentes Olhares e Práticas”, baseados nos princípios da igualdade, da convivência fraterna, da solidariedade e propondo que a educação aponte estratégias, implemente medidas e oriente o processo educativo para a melhoria da aprendizagem, promovendo uma escola de qualidade à todos os educandos.

A abertura oficial do Ano Letivo para os profissionais da Educação aconteceu com o apoio das escolas Estaduais e Particulares do Município e também com o apoio do SESC Santo Ângelo.

Na primeira parte das atividades, após pronunciamentos oficiais, o Grupo de Teatro Luz e Cena da cidade de Novo Hamburgo apresentou o espetáculo intitulado por “Retrato Revelando Histórias”, que contou a história de uma professora que dedicou sua vida ao ofício do magistério, ensinando, aprendendo e vivendo histórias de vida. Através de uma combinação de textos e músicas, o grupo reuniu um conjunto de histórias vividas e reveladas pela professora (Léia) ao longo dos seus mais de 30 anos de atuação. A apresentação causou descontração, reflexão e emoção aos presentes.

Na segunda parte dos trabalhos, a Presidente da Associação dos Supervisores Educacionais do RS (ASSESRS) – Srª Maria José Machado de Lima realizou palestra com o tema “Acabaram as Férias...eles estão voltando”. Através desta, o sentido de incentivar a participação da família no convívio escolar foi um dos temas abordados, mostrando que a educação evoluiu e as características humanistas se tomaram presentes na convivência de toda a comunidade escolar – pais, alunos e professores – fortalecendo a confiança, o apoio mútuo e, consequentemente aprimorando a aprendizagem do aluno.

Na avaliação da Secretária de Educação Elisenara Demeneghi Ternes, o evento foi produtivo e de suma importância no sentido de aprimorar e fortalecer o convívio da família escolar, para melhor aproveitar a vivência e experiência que o novo Ano Letivo nos reserva.

O Prefeito Ruben Weimer ao se reportar aos presentes, observou que os Professores no uso de suas atribuições, são os grandes responsáveis pelo futuro da nossa comunidade. Assim sendo, o Município de Giruá espera que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse e transforme cada vez mais a educação, sempre com o olhar voltado ao grande propósito do grupo com um todo.