Administração Municipal Destaca a Comunidade Quilombolas

Noticia

Na manhã do dia 01 de fereveiro, o Sr. Prefeito Ruben, recebeu no Gabinete Municipal a Comunidade Quilombola Correa, do Distrito de São Paulo das Tunas para uma conversa muito importante, foram discutidos diversos assuntos e foram feitas reivindicações pela comunidade, sendo que as mesmas haviam sido pleiteadas junto a Administração Municipal no ano de 2011, inclusive com Lei nº 4477/2011 aprovada, no valor de R$ 57.875,00 para projetos que seriam desenvolvidos na comunidade, porém até o momento nada foi realizado, a Administração atual trabalha para atender os pedidos na maior brevidade possível.No encontro um dos assuntos debatidos foi sobre valorizar mais o dia da Consciência Negra .

VOCÊ SABE QUEM SÃO OS QUILOMBOLAS? São grupos étnicos de descendência Africana, que mantém a ancestralidade e as tradições culturais, construindo relações específicas no território para a reprodução social, econômica e cultural da comunidade. Foram produzidas várias imagens em diferentes regiões e veiculadas no Programa de TV Rio Grande Rural, produzido pela Emater/RS-Ascar. Dentre os 44 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, Giruá é o único onde residem Quilombolas. O vídeo foi gravado em novembro de 2017 em celebração ao Dia da Consciência Negra, sendo assim, uma maneira de homenagear e destacar a sua cultura. A Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Giruá agradecem a Comunidade Quilombola Corrêa pela sua receptividade.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre essa história.

www.youtube.com/watch?v=-iWewSaD6K0

(publicado na fanpage Prefeitura Municipal Giruá).