EXECUTIVO MUNICIPAL MOBILIZADO NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

Programa Família Acolhedora.

EXECUTIVO MUNICIPAL MOBILIZADO NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

Na manha da sexta-feira (15/12/17), a convite do Prefeito Ruben Weimer, foi realizado junto ao gabinete municipal um encontro de autoridades e lideranças para deliberar sobre a possibilidade de implantar em Giruá o Programa Família Acolhedora. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção Humana, que vê essa necessidade em nosso município aumentar, levando se em conta de que o método utilizado por este Programa em outros municípios está produzindo ótimos resultados de reinserção de crianças e adolescentes que passaram por algum trauma de maus tratos ou qualquer forma de violação de seus direitos.

Ao convite do Poder Executivo Municipal, trouxe a experiência deste programa em funcionamento, o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Santo Ângelo Dr. Luis Carlos da Rosa, relatando que atualmente o município vizinho conta com 40 crianças em acolhimento, oportunizando-os à reinserção ao convívio social.

O Programa Família Acolhedora se propõem a cadastrar e preparar famílias para acolherem provisoriamente crianças e adolescentes, como medida de proteção, quando se faz necessário o afastamento temporário da família de origem, sempre que os direitos das crianças ou adolescentes forem ameaçados ou violados.

O acolhimento familiar tem se constituído numa alternativa mais humanizada, que permite que a criança ou o adolescente acolhido tenha um atendimento individualizado, cercado de cuidados e afeto, ambiente familiar saudável, assegurando vínculos de pertencimento e garantido o direito de convivência familiar e comunitária.

Nesse sentido, o Executivo Municipal tem o objetivo de trabalhar junto com o Poder Judiciário para sanar as necessidades das crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

Ao finalizar o encontro, o chefe do Executivo Municipal lançou o desafio para que o município de Giruá proceda em conjunto com todas as lideranças e entidades representadas no andamento da implantação do Programa. Um dos próximos estágios é habilitar casais no município para realizar o acolhimento quando necessário.

Além do Vice-prefeito Antonio Carlos, da Secretária de Promoção Humana Sra Maria Krolow Klein e integrantes da equipe de governo, estiveram presentes e apóiam o Programa Família Acolhedora, a Juíza da Vara da Infância e Juventude de Giruá  Dra. Camila Celegatto Cortello Escanuela, Promotora de Justiça em Substituição de Giruá

Dra. Marina da Silva Lameira, Presidente do Poder Legislativo Sr. Sergio Cladimir Gaist, Vereador Odinir Antonio Garbinatto (Biteco), 1º Sargento do Comando de Corpo de Bombeiros Sr. Valdomiro Francisco Staudt, 1º Sargento da Brigada Militar

Sr. Vagner Aires Flores, Presidente OAB subseção Giruá Sra Tisa Oliveira Ferreira, Presidente do Rotary Giruá Sra Eli Terezinha Pitol Pletsch, Extensionista da Emater Sra Elena Sandri Zaltron, Gerente Administrativa do Hospital São José Sra. Simone Bonfanti, Presidente do Lar da Velhice Luis Ernani Schneider Sr.  Elmiro Krüger, Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer Sra Sandra Ceretta, Diretora do Abrigo Provisório Municipal Aconchego Sra Fernanda da Luz, Presidente do COMDICA Sr. Fernando Soares da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sra. Aline Lucia Paveglio, Presidente do Conselho Municipal do Idoso Sra Sídia Herzog Rogowski, Presidente do Conselho Municipal de Educação Sra.  Vera Lucia Leimamm Kruklis, Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Sra Adriana Paula Kacheski Beck, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Sr. José Ribeiro Prestes, Conselheiros Municipais Clenio Fassini e Marlice Schwan, Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Sr. Eliseu Krummenauer, Pastor Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil Sr.Fabio Rucks, Padre da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Giruá Reverendo Marcos Bialozor, Pastor da Igreja Assembléia de Deus Sr. João Neri Soares.

O Programa também poderá ser inserido no Município de Senador Salgado Filho, onde também estiveram presentes as seguintes lideranças deste município: Prefeito Sr. Aldir Klein, Coordenadora do CRAS Sra. Rosa Marciani Lorentz, Assistente Social Sra. Larissa Karlec, Psicóloga Sra. Emanuele Regina Schwaab, Coordenadora do Conselho Tutelar Sra. Rosangela Rosler e o Assessor Jurídico Sr. Charles Fipke.