Governo Municipal participa de ato no HSJ que anuncia ampliação de serviços de Saúde Integral da Mulher

Em ato realizando na tarde da última quarta-feira, 27 de outubro, no Hospital São José (HSJ), o prefeito Ruben Weimer, o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, e a secretária de Saúde Atiene Duarte, participaram de importante anúncio, na presença da secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, que anunciou o início da ampliação dos serviços de Saúde Integral da Mulher no Hospital São José.

Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde serão oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 200 consultas na especialidade de mastologista, 30 de ginecologia e mais 160 mil procedimentos por mês, entre biópsias, anátomo e histeroscopia, com investimento mensal de R$ 112 mil.

Para o Executivo Municipal, mais esse avanço na área da saúde do município é de suma importância para Giruá, que segundo estatísticas, está em uma das regiões do estado com maiores índices de óbitos por câncer de colo de útero e de mama. Estão de parabéns todos os envolvidos nesta conquista, especialmente a direção do HSJ, através do diretor administrativo Isnar Passos, que se mobilizaram para ampliar os atendimentos, que a partir de agora, passam a completar todas as fases do tratamento.

Cerca de 50 mil mulheres de 14 municípios da 12ª Coordenadoria Regional Da Saúde 9CRS) serão beneficiadas com o aumento de consultas, exames para diagnóstico e tratamento e toda a linha de cuidado para esses tipos de neoplasias. A região que abrange esses municípios está em 3º lugar no Estado nos índices de mortalidade por câncer de colo de útero, sendo 9,9 a cada 100 mil habitantes. A média do Estado é 7 a cada 100 mil habitantes. Em relação ao câncer de mama, esse índice é de 29,9 a cada 100 mil habitantes na região, enquanto a média estadual é de 24,5 a cada 100 mil habitantes.

Giruá será referência para os 46 municípios que integram a 12ª e 14ª Coordenadoria de Saúde, em todo o rastreamento de câncer de colo uterino e mama, abrangendo desde a mamografia até a análise patológica.

Mais recursos para o Hospital São José

A secretária de Estado, Arita Bergmann aproveitou a oportunidade para anunciar que o Hospital São José será beneficiado com um acréscimo no valor de R$ 70 mil por mês no contrato com a Secretaria da Saúde (SES), para a prestação de serviços do SUS. O recurso é para o ambulatório de ginecologia e é proveniente do programa Assistir, que definiu novos critérios de rateio dos recursos estaduais na área da Saúde.