Movimento “Travessias das Infâncias”


     A Rede Municipal de Ensino está vivenciando um período especial e repleto de sentidos: o movimento Travessias das Infâncias, uma sequência de experiências e práticas pedagógicas voltadas à transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O momento, marcado por expectativas e novos desafios, tem sido conduzido com um olhar sensível e comprometido da Smec e equipes pedagógicas das escolas.

     As propostas do “Travessias das Infâncias” estão sendo desenvolvidas em todas as escolas da rede municipal, valorizando a participação das crianças e garantindo que cada uma delas seja acolhida, escutada e motivada para essa nova etapa da vida escolar. O projeto envolve troca de cartas entre as turmas da Educação Infantil com turmas do 1º ano, visitas aos espaços do 1º ano, rodas de conversa, vivências lúdicas e momentos de integração entre crianças, professores de ambas as etapas, equipes pedagógicas e famílias.

     Esses movimentos, orientados pela BNCC (2017), buscam garantir que a transição aconteça de forma natural, sem rupturas ou impactos negativos no processo de escolarização. Considerando que, na Educação Infantil, a aprendizagem se dá por meio das interações e da brincadeira, é fundamental que a transição preserve e valorize estas, bem como, a curiosidade, o desejo e o interesse das crianças, assegurando continuidade e respeito aos seus modos de aprender.

    O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação reafirma a importância de respeitar as infâncias e o que é específico de cada fase do desenvolvimento infantil, suas singularidades, interesses e necessidades. Para tornar esse momento de transição ainda mais significativo, a Smec presenteou todas as crianças do Jardim B da rede municipal com um caderno personalizado e um lápis, simbolizando o início de uma nova etapa e acompanhando-as na continuidade da vida escolar das crianças giruaenses.