CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A CULTURA AFRO-DESCENDENTE

Debatendo e refletindo sobre as diferenças raciais.

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A CULTURA AFRO-DESCENDENTE

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.

Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas e suas conquistas e também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça.

Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da Cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.

Debatendo e refletindo sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade, que as Escolas Municipais desenvolveram diversas atividades em comemoração a essa data, como: pesquisas, exposição de pratos típicos, poemas, contos, músicas, danças, teatro, exposição de objetos, apresentação de coreografias, criação e recital de poesias dentre outras. No desenvolvimento dos trabalhos enfatizou-se o respeito às diferenças, através de ações de valores e respeito a cultura e manifestações dos negros, incentivando o bom relacionamento entre todos.