EXAME QUE DÁ CERTIFICAÇÃO DE ENSINO MÉDIO COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições abertas até 18 de agosto. Aplicação da prova dia 08 de outubro.


EXAME QUE DÁ CERTIFICAÇÃO DE ENSINO MÉDIO COM INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Inscrições abertas até 18 de agosto. Aplicação da prova dia 08 de outubro.

 

            O Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

            A prova, que não era aplicada desde 2009, volta a ser realizada após o Enem perder a função de certificação do ensino médio. Ela também oferece a certificação do ensino fundamental.

            Para participar do processo, é preciso ter no mínimo 15 anos completos para a prova do ensino fundamental, enquanto para a prova do ensino médio a idade mínima é de 18 anos. O exame é gratuito.

            As provas serão realizadas em um único dia, pela manhã e à tarde. O exame para o ensino médio terá como base as quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e linguagens e códigos, além de uma proposta de redação. Cada prova será composta por 30 itens do tipo múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta.

            Para o ensino fundamental, a prova será estruturada entre língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Também haverá uma proposta de redação.

            É preciso alcançar uma nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na prova de redação para obter o certificado --o que corresponde a uma taxa de 50% de acertos em cada área.

            Além do certificado, que reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todas as disciplinas do núcleo comum do ensino fundamental ou médio, o Encceja poderá emitir outro documento para os candidatos: a declaração de proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir uma ou mais disciplinas nas áreas avaliadas pelo exame.

            No ato da inscrição, o estudante deve informar o seu CPF e o número da cédula de identidade. Em caso de pessoas que estejam em sistemas prisionais e jovens sob medida socioeducativa, o responsável pedagógico deve, obrigatoriamente, informar o CPF do interessado.

            O estudante pode acessar mais informações sobre a prova pelo site http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja. Além da página do Encceja, o participante pode contatar a Central de Atendimento ao participante do MEC (Ministério da Educação) ou ligar para o telefone 0800 616161.