GIRUÁ REALIZOU A 6° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

GIRUÁ REALIZOU A 6° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, foi realizada, nas dependências do Espaço ConGir, durante todo o dia 13 de julho, a 6ª Conferencia Municipal da Saúde de Giruá.

Com o objetivo principal de debater a saúde pública no município, a  Conferencia iniciou com a saudação da Secretária Municipal de Saúde, Raquelli Menin, que destacou a importância do debate uma vez que a Constituição Federal de 1988 estabelece a participação da comunidade como um dos princípios basilares do SUS. Raquelli destacou o trabalho de todos para que o evento fosse realizado e organizado de modo a permitir o debate plural e construtivo.  E finalizou ressaltou que as ações desenvolvidas em saúde estão em rotação intensa, e mesmo com os resultados contabilizados até então, toda a equipe da SMS está imbuída em melhorar cada vez o trabalho.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Onorival Martins dos Santos, destacou a moderna estrutura construída e disponibilizada pelo Governo Municipal para a ações de saúde no município através das Unidades de Saúde e do HSJ. Referindo a necessidade de sempre evoluir na prestação dos serviços em saúde, registrou a gratidão ao Governo Municipal pelo nova Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Rita, recentemente inaugurada, já que Onorival reside na localidade.

O Vice – prefeito e Secretário Geral de Governo, Elton Mentges, em sua saudação aos presentes lembrou dos avanços conquistados no atual governo para o setor de saúde, destacando que devemos lembrar como eram os serviços de saúde no município e como estão agora. "Foram altos investimentos na construção de novas unidades de saúde, na contratação de médicos e equipes de saúde, de equipamentos e nos investimentos realizados em parceria com o HSJ e demais entidades como UPA e SAMU. Precisamos avançar ainda mais e por isso a importância deste debate", finalizou Elton Mentges.

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas, participando da abertura oficial do evento, iniciou sua fala dizendo que uma conferência pode se dar de várias formas: de maneira figurativa apenas ou de maneira propositiva, conclamando a todos que enriquecessem o debate com idéias e proposições  voltadas a constante melhoria nos serviços prestados em saúde. O Prefeito fez um pedido especial a todos servidores da saúde, enfermeiros, técnicos, representantes dos usuários, Conselho Municipal de Saúde para que ajudem a construir no município um sistema de saúde ainda melhor do que nos temos hoje. " O trabalho executado em nível de município, supre nossas demandas, atende com folga o que determina a legislação, mas não raras vezes os usuários do sistema único ampliam seus pedidos e criam cada vez mais expectativas quanto ao atendimento dos mais diversos pedidos. “Que daqui saiam propostas factíveis, exequíveis, e inovadoras, para que o cidadão giruaense seja honrado no atendimento de suas necessidades em saúde”, concluiu Fabiam.

A palestra principal da Conferência foi proferida pela Nutricionistas e Sanitarista Ivete Maria Kreutz. Ao final, foram eleitos de forma paritária os delegados, representantes do município de Giruá sendo duas vagas para Usuários do SUS(50%), representandos pelos Presidente do Conselho Municipal de Saúde Onorival Martins e Catarina Baroni. Uma vaga para Gestores e Prestadores de Serviços (25%) representada pela Secretária de Saúde Raqueli Menin e uma vaga para os Trabalhadores em Saúde(25%) representado por Marcelo Almeida.