GIRUÁ AMPLIA OS INVESTIMENTOS PARA MANTER UPA REGIONAL E O SAMU

Giruá investirá anualmente R$510.000,00 nestes serviços

GIRUÁ AMPLIA OS INVESTIMENTOS PARA MANTER  UPA REGIONAL E O SAMU

Um importante ato público ocorreu em Santa Rosa, no dia 29 de junho, nas dependências da Fundação Municipal de Saúde. Além de Giruá, municípios como Horizontina, Três de Maio e Santa Rosa renovaram os contratos para a manutenção dos serviços de transporte de pacientes e atendimento nos casos de emergência. Para isso, mais recursos foram investidos.

O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, assinou os contratos de modo a assegurar juridicamente a continuidade dos serviços. Estiveram presentes, além do Presidente Benvegnu, da Fundação de Saúde, os Prefeitos de Santa Rosa, Alcides Vicini, de Três de Maio, Olivio Casali, e de Porto Vera Cruz, Prefeita Vanice de Matos.

Poucas vezes noticiado pela imprensa, o aspecto do financiamento é de total relevância. Como a União e o Estado não estão atualmente cumprindo com a obrigação relativa ao custeio, coube aos municípios evitar o fechamento da UPA e a paralisação dos serviços do SAMU.

Através da Secretaria de Saúde, Giruá investirá anualmente R$510.000,00 nestes serviços. R$ 36.000,00  para o SAMU e R$7.000,00 para a UPA, a cada mês.  Com o recuo dos repasses a nível estadual e federal, o município precisou ampliar o repasse em cerca de R$120.000,00 ao ano, em comparação com o período anterior.

Através do convênio SAMU, é assegurado aos giruaenses não apenas o transporte de pacientes ao Hospital de referência, mas também a garantia de vagas e do próprio atendimento. Esta abertura de portas associada ao SAMU é um dos maiores benefícios do sistema.

A UPA regional, sediada em Santa Rosa, é uma estrutura totalmente voltada para o atendimento aos casos de emergência. Giruá, pela definição geográfica, está vinculado a este centro de saúde especializado. Mesmo com pouco tempo de funcionamento, a UPA ja prestou mais de 900 atendimentos a giruaenses.