Secretaria de Saúde conta com mais dois médicos

Somente no ESF II - Santo Antônio são atendidos aproximadamente 6 mil usuários do Sistema Único de Saúde.

Secretaria de Saúde conta com mais dois médicos

Buscando atender a demanda existente junto ao interior do município e ao ESF II denominado de Santo Antônio, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, contratou mais dois médicos clínicos gerais. A partir desse mês, os médicos entraram em atividade.

Somente no ESF II - Santo Antônio são atendidos aproximadamente 6 mil usuários do Sistema Único de Saúde, pois sua área de abrangência atinge os Bairros Hortêncio, Morada do Sol, Canova, Santo Antônio e Centro. Considerando o grande número de usuários e a necessidade de ampliar os atendimentos, portanto, foi necessário optar-se pela contratação, sendo que não havia candidatos aptos para assumir concurso público.

Com essa ação, a Secretaria passa a atender mais de 50 pacientes por dia nessa especialidade. Além disso, acontecem os atendimentos de enfermagem, de odontólogo, de médico pediatra e de nutricionista.

A Secretária Elaine Zimermann ressalta que o médico contratado para atuar no interior do município, retomando os atendimentos diretamente nas localidades de Barra das Tunas, São Paulo das Tunas, XV de Novembro e Mato Grande, atualmente está atuando junto ao ESF do Interior. Porém, somente até os locais onde funcionarão os atendimentos estejam prontos. Depois disso, retomará as atividades diretamente nas localidades.

“Sabíamos da necessidade destas contratações para que atendêssemos um número maior de usuários que diariamente procuram as Unidades de Saúde em busca de atendimento, principalmente de médico e em épocas onde as doenças respiratórias são mais intensas e prováveis” afirma Elaine.

Esta ação também dá início ao remapeamento da área do ESF localizado junto ao Bairro Santo Antônio, em virtude da construção das duas novas Unidades de Saúde. Uma delas será no Bairro Hortêncio e outra no Bairro Santo Antônio. Essas passarão a atender o que dispõe o Ministério da Saúde, sendo no máximo 2500 pessoas por equipe