Farmácia Central inicia atendimento

Farmácia Central inicia atendimento

Na terça-feira, 21, foi realizado importante ato para a saúde pública giruaense. O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a Farmácia Central do Município, localizada entre o Centro Cultural Adelina Dias e o Condomínio Industrial Antônio Lubian. Presentes para o momento, estiveram o Prefeito Fabiam Thomas, a Primeira Dama e Secretária de Promoção Humana Carolina Konzen Thomas, o vereador Alex Gomes, representando o Legislativo Municipal, a Secretária de Saúde Elaine Zimermann, bem como outros secretários municipais e representantes das entidades relacionadas à saúde do município.

A implantação deste local busca a disponibilização de um espaço único de encaminhamentos e dispensação de medicamentos básicos e controlados. Desta forma, espera-se melhorar a assistência farmacêutica quanto à orientação sobre o uso dos mesmos. Até o presente momento, a entrega de medicamentos era realizada em cada Unidade de Saúde, provocando problemas como uso inadequado das medicações dispensadas e falta de medicamentos para todos os postos.

Além de melhorar o controle da medicação de cada paciente, a Farmácia Central tem outro diferencial: seu horário de funcionamento alternativo. Pensando que os usuários tem horário de trabalho para cumprir, a Farmácia abrirá das 8h até as 11h, das 13h às 16h e das 18h às 21h. Além disso, nos sábados e domingos, funcionará das 9h às 11h.

Para atender a todas as demandas da população, a Secretaria de Saúde contará com uma equipe especializada de três profissionais em tempo integral. Entre eles, a farmacêutica do Município. Entre revitalização do local, aquisição de mobília, disponibilidade de servidores em horários alternativos, foram investidos aproximadamente R$ 40 mil.

Em sua fala, o Prefeito Fabiam elogiou o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a todos os profissionais envolvidos na área do município. “A Saúde Pública se faz com esforços de mulheres e homens que trabalham para esse fim. Somente quem tem contato com os usuários sabe o que é trabalhar com saúde. Ninguém de fora pode julgar o trabalho que vocês tem feito com tanto carinho e empenho, pois dentro das nossas possibilidades e limites não se pode deixar de reconhecer que os avanços são excepcionais".