Campanha nacional de vacinação contra gripe H1N1 começa no final de abril

Secretaria Municipal de Saúde deve imunizar mais de 4000 pessoas

Campanha nacional de vacinação contra gripe H1N1 começa no final de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, que é transmitida pelo vírus influenza, somente em Giruá busca a imunização de cerca de 4000 pessoas. Terão direito a vacina, integrantes dos grupos prioritários, conforme recomendações do Ministério da Saúde, sendo: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes; Puérperas; Trabalhadores de saúde; Povos indígenas; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

A Gripe H1N1, também conhecida por gripe suína ou gripe A é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tendo elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e podendo causar pandemias(epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta). É transmitida pelo vírus influenza e provoca febre alta, dores de garganta e dores no corpo.

A Campanha no Município de Giruá tem previsão para iniciar no dia 25 de abril e se estenderá até o dia 20 de maio. A vacinação será realizada junto ao ESF II, localizado em anexo ao INSS, junto ao Bairro Santo Antônio, em horário normal de atendimento da Unidade. Além disso também serão realizadas vacinações em todas as Unidades de Saúde e no interior do Município, facilitando assim o acesso de cada usuário, a imunização. Crianças deverão comparecer ao ESF II para realizarem a vacinação obrigatória e imediatamente receber as doses, caso estejam atrasadas.

Para receber a vacina, o paciente deve levar consigo o cartão nacional do SUS, bem como  a carteira de saúde.

Segundo o Prefeito Municipal Fabiam Thomas a ação busca imunizar todos os munícipes que estejam dentro do grupo de risco, por isso esta ação da Secretaria de Saúde em ampliar os acessos e a equipe de vacinação. Giruá deve receber cerca de 5.000 doses e todas serão aplicadas. Cada grupo e cada ESF terá o seu dia especial de atendimento, então todos serão imunizados, tranquilamente.

Ressalta a Secretaria de Saúde Elaine Zimermann que a vacinação terá início tão logo cheguem as doses e que, concomitante a vacinação, em virtude de já terem havidos óbitos no Rio Grande do Sul, será realizado um trabalho de prevenção, em conjunto com as Escolas e toda a comunidade, ressaltando que a higiene pessoal e o uso de álcool gel são fundamentais para evitar a transmissão que ocorre até num apertar de mãos.

Dia de mobilização contra gripe acontece em 30 de abril

No dia 30 de abril(sábado), acontece o Dia D de combate a gripe, oportunidade em que os profissionais responsáveis pela Campanha, estarão realizando a aplicação da vacina junto ao ESF II, localizado junto ao Santo Antônio. Neste dia, a Unidade de Saúde estará realizando atendimento em tempo integral, das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

CRONOGRAMA CAMPANHA INFLUENZA /2016

Horário:

08h às 11h – 13:30 às 16h exceto dia 30 que será o dia todo 08h às 11h e 13:30 às 16h

ABRIL

DOM