“AEDES #SQN!” premiará Escolas com melhor desempenho em gincana

“AEDES #SQN!” premiará Escolas com melhor desempenho em gincana

Ocorreu na manhã do dia 28 de março junto ao Gabinete do Prefeito Municipal Fabiam Thomas, o lançamento da Gincana Estudantil “AEDES #SQN!”. Esta iniciativa é promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Cultura, e apoiada pela Secretaria Municipal de Obras.

Todas as escolas do município poderão participar, englobando as redes municipal, estadual e particular. As inscrições poderão ser feitas até o dia 08 de abril, através do preenchimento de uma ficha disponibilizada pelas secretarias envolvidas. As equipes serão compostas por 10 estudantes e um professor orientador, estes terão a missão de representar a escola em diferentes provas elaboradas sempre com temas relativos ao Aedes Aegypti como: passa e repassa, projetos de reciclagem com pneus, arrecadação de garrafas pet, show de talentos, mascote confeccionado com material reciclável, corrida do saco, corrida do ovo na colher, nome da equipe e slogan mais criativo, grito de guerra e torcida mais animada. A premiação é muito atrativa e premiará tanto os estudantes, como o professor orientador e também as escolas, que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugares da classificação geral.

O objetivo da gincana é mobilizar o cidadão levando informações sobre os cuidados com as doenças, a eliminação de focos do mosquito, o recolhimento de materiais que possam acumular água e a limpeza dos terrenos. Despertar a comunidade através dos estudantes é um dos resultados principais a ser alcançado, pois será possível formar uma rede de mobilização que se estenderá a todos os bairros e escolas da cidade, estes terão a função de agentes multiplicadores, promovendo assim não apenas a conscientização de todas as redes de ensino, mas também de toda a comunidade.

Segundo a Secretária de Saúde, Elaine Zimermann, a Gincana dá continuidade as ações iniciadas em 2015 nas escolas, oportunidade em que foram realizadas palestras sobre o mosquito e orientações de saúde em geral. Considerando que o trabalho realizado teve resultado, pois nossos “vigilantes mirins” fizeram sua parte mobilizando a comunidade no combate ao vetor, instituímos a Gincana Estudantil cujo ápice será no dia 13 de maio, no Parque Integrado Elso Pilau. Sabemos que 85% dos focos são encontrados dentro das residências e diante disso é necessário que cada um faça sua parte, através de uma verificação semanal, principalmente nesta época de constantes chuvas.

O prefeito Fabiam Thomas parabenizou a iniciativa das Secretarias. Presentes ao ato,  os responsáveis pela SMEC e SMOISU,.Secretários Fátima Ehlert d Márcio Silva, receberam manifestações de gratidão pelo comprometimento em mais um projeto desenvolvido. Em especial, parabenizou a Secretária de Saúde pela organização da gincana e pela proposta em ampliar ainda mais os canais de combate ao mosquito aedes aegypti e o fortalecimento do trabalho preventivo. " Dando sequência ao trabalho realizado pela Secretária Raquelli Menin, que está em licença maternidade, registro os agradecimentos pelo comprometimento da SMS em mais esta ação voltada a saúde pública ".