Famílias recebem melhorias no saneamento básico de suas residências

Por meio do acompanhamento sócio familiar realizado pelos assistentes sociais da Secretaria Municipal de Promoção Humana foi detectada uma grande demanda de residências que necessitavam melhorias em sistemas de saneamento básico. Essas famílias não possuem condições de fazer as reformas e construções indispensáveis para corrigir esse que é um problema de saúde pública.

Diante dessa necessidade, o Governo Municipal lançou o Projeto de Saneamento Básico, dentro do Programa de Melhorias Habitacionais, na última sexta-feira (31). Através dele, serão feitas doações de materiais e de mão de obra para a construção de tampas em fossas que se encontravam abertas ou com coberturas em situação precária e também de fossas sépticas novas em lugares mais críticos.

Cerca de 40 famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social serão beneficiadas. A seleção foi feita a partir de dados do Cadastro Único, parecer técnico elaborado pela assistente social Marla Figueiredo e por uma análise do local feita pela equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Durante a Descentralização de Governo realizada no Bairro São José na última quinta-feira (6), o Projeto começou a ser colocado em prática e as primeiras famílias já tiveram suas obras concluídas. A Secretária Interina de Promoção Humana Silvane Figueiredo esteve na casa de uma delas para acompanhar o andamento dos trabalhos.

Essa iniciativa contará com um investimento de aproximadamente 20 mil reais, revertidos em materiais de construção. A única contrapartida cobrada das famílias é a participação em programas inclusivos, educacionais ou de qualificação profissional disponibilizados pelo município.