Famílias recebem acompanhamento domiciliar pela SMPH

A Secretaria Municipal de Promoção Humana (SMPH) intensifica suas ações no âmbito dos Programas Giruá sem Miséria - GSM, e Grupo de Apoio Psicossocial - GAP, através de visitas de acompanhamento nas residências das famílias atendidas e nas Escolas, aproximando ainda mais o trabalho técnico e garantindo a continuidade das ações desenvolvidas. Esta rotina de trabalho de campo permite o contato direto com os beneficiários das ações sociais, além da análise e avaliação de cada caso concreto.

Atualmente participam do GAP 150 crianças e adolescentes, que recebem atendimentos psicológico, social e psicopedagógico. As crianças são encaminhadas pela escolas, pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, ou pelas próprias famílias, diretamente na Secretaria. Além das visitas nas residências, são frequentes os contatos com os professores, e equipes diretivas, nas respectivas Escolas, ou na própria SMPH.

Para otimizar os trabalhos do Programa Giruá Sem Miséria, a equipe da Secretaria está realizando diariamente visitas técnicas nos bairros, visando atualizar os caadstros e verificar in loco a situação das famílias vulneráveis do nosso município. Essas famílias são indicadas pelas entidades ligadas a cada bairro e por cadastros anteriores da Casa da Família. O levantamento das necessidades é feito sob critérios de renda, riscos sociais e vulnerabilidade habitacional, através de documentos assinados e com adição de fotos, tudo para que o município possa formar e manter um banco de dados, e priorizar de fato as situações mais urgentes, diminuindo a pobreza extrema através de critérios técnicos.

Até momento, foram visitados os bairros São José, Prestes, Hortêncio, Moura, Santo Antônio, seguindo a partir dessa semana para o Bairro Nova. O diagnóstico provindo da análise desses cadastros propicia uma maior efetividade no atendimento e doação as famílias giruaenses sempre visando a resolutividade de seus problemas e sua emancipação social.