GAP visita Escolas

Grupo de Apoio Psicossocial de Giruá – GAP, está realizando desde o mês de maio visitação de acompanhamento escolar.

GAP visita Escolas

A Secretaria Municipal de Promoção Humana, através do Grupo de Apoio Psicossocial de Giruá – GAP, está realizando desde o mês de maio visitação de acompanhamento escolar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas questões emocionais, comportamentais e de aprendizagem.

A abrangência dessa ação contempla as redes estadual, municipal e particular, e conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, das equipes diretivas das escolas, das agentes de educação e cidadania juntamente com a equipe técnica do GAP, sendo psicólogos, psicopedagogo e assistentes sociais.

O Prefeito Fabiam Thomas, juntamente com a Secretária de Promoção Humana Carolina Konzen Thomas e a representante da SMEC Ana Cristina Duarte, acompanhou essa visitação em algumas escolas do município, conferindo o trabalho desenvolvido com dedicação pelos profissionais da GAP.

O GAP atende atualmente, de forma gratuita, 130 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Especificamente, são atendidas e acompanhadas semanalmente 92 crianças e 38 adolescentes, bem como suas famílias. Trata-se de uma clínica de atendimento psicossocial sem cobrança de taxas ou honorários.

Visando suprir uma carência histórica na área, o Grupo assegura o acesso a uma rotina de atendimentos, acompanhamentos, terapias e tratamentos, justamente para evitar que  situações de vulnerabilidade afetem a sua evolução enquanto constituição subjetiva. Reuniões, palestras e encontros fazem parte da rotina do programa, visando um trabalho cooperativo com a rede de apoio, as famílias e a comunidade como um todo.

Hoje, o GAP tornou-se referência para as famílias giruaenses. Foi laureado com o Prêmio FAMURS 35 anos, e conquistou reconhecimento no Prêmio Gestor Público durante 3 anos consecutivos. O Programa se configura como inovador, pois não existem ofertas similares de tais serviços em nossa região.

Nas visitas, os agentes abordam cada caso atendido, verificando o processo evolutivo nas questões que englobam a integralidade da criança e ou adolescente, em seus aspectos emocionais, comportamentais, de aprendizagem e interação social. Essa ação visa também o fortalecimento da rede de apoio para a resolutividade dos casos atendidos.